VAREJO: Venda do comércio aumenta 8,5% no Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O volume de vendas do comércio varejista paranaense, no mês de maio, foi 8,5% superior ao registrado a igual mês do ano anterior, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta terça-feira (13/07), pelo IBGE. O resultado também foi 2,5% superior ao verificado no mês anterior. Na comparação anual, todas as subdivisões pesquisadas demonstraram crescimento, à exceção do consumo de combustíveis e lubrificantes. As vendas de hipermercados e supermercados, preponderantes na composição do índice, foram 2,81% maiores do que aquelas de maio de 2009. Em 2010, esse setor acumula alta de 7% no volume de vendas.

Doze meses - Nos últimos doze meses, as vendas do comércio varejista no Paraná apresentam crescimento de 8%, pouco abaixo da variação nacional, de 8,8%. Nesse período, os grupos de produtos que obtiveram os resultados mais expressivos foram os equipamentos de escritório, informática e comunicação (46,4%) e os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (23,1%).

Ampliado - Na análise dos dados do comércio varejista ampliado, percebe-se que o comércio de veículos, motos, partes e peças foi, em maio, 13,3% maior do que as do mesmo mês do ano passado, quando ainda vigorava a isenção da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados para a venda de automóveis e motocicletas novas. Esse conjunto de produtos apresenta crescimento de 17,89% nos últimos doze meses.

Mercado imobiliário - O aquecimento do mercado imobiliário reflete-se no comércio de material de construção no Estado. Nos cinco primeiros meses de 2010, o setor registrou volume de vendas 16,8% superior ao mesmo período do ano passado.

Economia aquecida - Segundo o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, a economia estadual segue aquecida não só no comércio varejista, como também na produção industrial e nas exportações. "Segundo o IBGE, a produção industrial do Paraná em maio de 2010 avançou 17,7% na comparação com o mês anterior, o melhor dentre todas as regiões pesquisadas". Em relação a maio de 2009,o secretário acrescenta que o avanço foi de 31,3%, o melhor resultado desde agosto de 1993, quando o índice atingiu 35,2%.

Maior alta - Sobre as vendas internacionais paranaenses, Moreira Filho exemplifica com os dados divulgados na última semana, onde as exportações do Paraná somaram US$ 6,474 bilhões no primeiro semestre de 2010, uma alta de 12,31% na comparação com o mesmo período do ano passado. "Tivemos a maior alta da região Sul, o que mostra a direção certa da economia estadual", define. (AEN)

Conteúdos Relacionados