ZONEAMENTO: Agricultura orienta o plantio da cana-de-açúcar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta sexta-feira (25/03), estudo de risco climático do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento relativo à cultura de cana-de-açúcar para o Distrito Federal e 22 estados. São eles: Alagoas, Pernambuco, Mato Grosso, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Tocantins e Maranhão.
Temperaturas altas - Temperaturas altas, entre 30ºC e 34ºC, favorecem o desenvolvimento da cana, o que é um dos elementos climáticos mais importantes na produção. Em temperaturas acima de 35ºC, assim como abaixo de 25ºC, há redução considerável do crescimento. Em áreas onde ocorrem geadas frequentes, o cultivo da espécie é considerado economicamente inviável. No período de maturação, a estação seca favorece o acúmulo de sacarose (açúcar) no colmo, ou caule, e facilita o manejo e a colheita.
Açúcar e etanol - O cultivo da cana-de-açúcar no Brasil é destinado, em sua maior parte, à produção de açúcar e de etanol. Em menor escala, é voltado para outras finalidades, como a alimentação animal e a fabricação de aguardente. A indicação dos municípios aptos ao cultivo em novas áreas, destinadas à produção de etanol e açúcar, observa o disposto no zoneamento agroecológico, aprovado pelo Decreto Nº 6.961, de 17 de setembro de 2009. Confira as portarias nº 90, 91, 93 (continuação) publicadas na edição desta sexta-feira (25/03) do DOU. (Mapa)