Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COOPAVEL: Cooperativa mineira busca subsídios sobre Show Rural

 

 

cabecalho informe

COOPAVEL: Cooperativa mineira busca subsídios sobre Show Rural

coopavel 22 03 2023Como a mais antiga e uma das maiores mostras técnicas do agro brasileiro, o Show Rural Coopavel costuma receber comitivas de várias regiões do País e até do exterior interessadas em conhecer como o evento é realizado. A caravana mais recente veio do interior de Minas Gerais, onde está sediada a Cocatrel (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas). Quatro integrantes do Conselho de Administração foram recebidos pelo presidente Dilvo Grolli, pelo coordenador do Show Rural Digital, José Rodrigues da Costa Neto, e pelo gerente de Inovação Kleberson Angelossi.

Aprender mais - O objetivo da visita foi saber mais e fazer um passeio pelo parque que recebe há 35 anos uma mostra de tecnologia para o campo que é referência. “Ouvimos falar tanto dele que decidimos vir ao interior do Paraná para aprender mais. Uma pena que não pudemos vir na semana do evento, mas o que já vimos e ouvimos permitiu entender melhor esse grande monumento do agronegócio brasileiro”, diz Leonardo Sandy Reis, membro do Conselho de Administração da Cocatrel.

História - Dilvo contou a história do Show Rural e dos motivos que levaram a Coopavel a investir em uma mostra de tecnologia no fim dos anos de 1980. “Precisávamos de um meio mais rápido de repasse de informações entre o desenvolvimento e a apresentação de uma tecnologia e a sua aplicação prática no campo. Fomos à Farm Progress Show, nos Estados Unidos, e de lá veio a inspiração para organizar esse que hoje é uma das três maiores universidades técnicas para o campo do mundo”.

Recordes - Dilvo falou que a edição de 6 a 10 de fevereiro bateu todos os recordes. Foram 384.022 visitantes e R$ 5 bilhões em negócios em apenas cinco dias. Os mineiros também foram informados que a organização de uma mostra de tecnologia dessa envergadura requer trabalho o ano todo. “Já começamos a preparar a próxima edição, a 36ª, que será desenvolvida de 5 a 9 de fevereiro de 2024”, afirmou o presidente. Além de Leonardo Reis, estiveram em Cascavel os conselheiros administrativos Pedro Meimberg, Luciano Lima e Luis Eduardo Rezende.

Como é feita - “A visita ao Show Rural serviu para que entendêssemos como a feira é feita. Como é o lugar aonde ela acontece e também se há ou não participação de agentes públicos diretamente na organização”, observa Leonardo. Todas as informações colhidas criam novas referências à feira que a Cocatrel promove regularmente, a ExpoCafé, que já tem 25 anos de tradição. “Lá, nós a realizamos no espaço da Epamig, que é a universidade estadual, e também temos parceria com a Ufla, que é a nossa universidade federal”, explica Leonardo. Além de Cascavel, os conselheiros da cooperativa de Três Pontas também estiveram em Não-me-toque, no interior do Rio Grande do Sul, onde anualmente acontece a ExpoDireto.

A Cocatrel - Criada em 1961, a Cocatrel tem sede em Três Pontas, no Sul de Minas Gerais. O foco principal da cooperativa é o café, uma das principais culturas do Sudeste brasileiro. Atualmente, ela conta com 620 colaboradores e 7,6 mil cooperados, com abrangência nos seguintes municípios: Três Pontas, Nepomuceno, Carmo da Cachoeira, Coqueiral, Ilicíneo, Santo Antônio do Amparo, Córrego do Ouro, Guapé, Santana da Vargem e Varginha.

Recebimento - A Cocatrel recebe cerca de dois milhões de sacas de café em seus armazéns por ano, nas modalidades granel, bags e sacarias. Equipados com o sistema de rastreamento por rádio frequência RFID, o sistema garante a completa rastreabilidade desses cafés, os armazéns estão aptos a receber grãos das principais certificadoras nacionais e internacionais, como UTZ, Certifica Minas, 4C e Rainforest Alliance e C.A.F.E Practices.

Clientes - O presidente da cooperativa, Marco Valério Brito, informa que a Cocatrel tem clientes no mundo inteiro e exporta o grão para todos os continentes e ainda conta com um setor exclusivo para cafés especiais e exportações, o Cocatrel Direct Trade. Além disso ela possui uma indústria de rebeneficiamento com capacidade para preparar até cinco mil sacas de café por dia. (Imprensa Coopavel)

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco