Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias AGRO: Programa Descarte Certo da Capal já coletou 9,2 toneladas de resíduos em 2023

 

 

cabecalho informe

AGRO: Programa Descarte Certo da Capal já coletou 9,2 toneladas de resíduos em 2023

capal 26 05 2023Com o objetivo de auxiliar os produtores no gerenciamento de resíduos sólidos em suas propriedades, a Capal Cooperativa Agroindustrial oferece gratuitamente aos cooperados de todas as unidades o serviço do Programa Descarte Certo, que consiste na coleta e destinação de resíduos veterinários.

Exclusivo - O programa é exclusivo para a coleta de materiais relacionados à saúde animal, como luvas, pipetas, botas descartáveis, frascos de vacina, embalagens e medicamentos, agulhas e seringas. Por meio das normativas, esses resíduos são classificados em três grupos: Biológicos (grupo A), Químicos (grupo B) e Perfurocortantes (grupo E). Uma das responsabilidade dos cooperados é conhecer essas classificações, segregar o material por classe e entregar os resíduos nos pontos de coleta informados pela cooperativa.

2023 - Em 2023, foram descartados aproximadamente 10 toneladas de resíduos ligados à atividade pecuária. Desde a implantação do Programa Descarte Certo na cooperativa, em 2014, foram coletadas mais de 167 toneladas.

Adesão - A engenheira ambiental Ana Carla Rosgoski afirma que o trabalho de logística reversa ofertado pela Capal foi amplamente aderido pelos cooperados. Isso porque garante a possibilidade de realizar o gerenciamento correto dos resíduos em suas propriedades, e com isso, o produtor consegue realizar uma atividade mais segura, deixando de trazer prejuízos ao meio ambiente e até mesmo de receber autuações pelo descarte incorreto desses resíduos. “Frequentemente fazemos treinamentos e capacitações com os produtores e seus funcionários, reforçando as orientações de como fazer a separação dos resíduos na propriedade até a realização da coleta pelo Descarte Certo”, ressalta.

Periodicidade - Neste ano, a periodicidade das coletas do programa foi expandida no Paraná, passando de semestral para quadrimestral. “Observamos a necessidade de realizarmos as coletas em um período menor do que vinha ocorrendo porque muitos novos produtores vêm aderindo ao programa, outros aumentaram a produção, mas o principal motivo é diminuir o período de armazenamento temporário desses resíduos em suas propriedades, tendo em vista o grau de periculosidade que os mesmos apresentam”, informa Ana Carla. Nas unidades de São Paulo, proporcional à demanda, a coleta que ocorria anualmente passou a ser semestral.

Contrato - A Capal possui contrato com uma empresa terceirizada, responsável pela coleta e destinação dos resíduos veterinários. Os materiais descartados passam por uma segunda triagem, e depois são encaminhados para aterros industriais, autoclave e/ou para a incineração, seguindo os protocolos dos órgãos ambientais competentes.

Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial - Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,6 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 862 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 173 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 270 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano. (Assessoria de Imprensa Capal)

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco