Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COPAGRIL: Colaboradoras recebem orientações sobre câncer de mama

 

 

cabecalho informe

COPAGRIL: Colaboradoras recebem orientações sobre câncer de mama

 

As colaboradoras da Cooperativa Agroindustrial Copagril foram convidadas para participar de uma palestra de orientação realizada, na tarde desta quarta-feira (09/10), no salão social da Associação Atlética e Cultural Copagril (AACC). O encontro foi organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) da Copagril em parceria com o Convênio Sempre Vida para apresentar mais informações sobre o câncer de mama, sintomas e prevenção.

 

Presença - A tarde contou com a presença das colaboradoras do Convênio Sempre Vida, Silmara Souza e Suelen do Santos, que conversaram com as convidadas sobre o que é o câncer de mama, quais os principais sintomas, quais as características do grupo de risco, também sobre a importância e como realizar o autoexame preventivo. Silmara chamou a atenção para o dado alarmante divulgado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Ministério da Saúde, o qual estima 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019 no Brasil. “Todas as mulheres e até mesmo os homens, que hoje são um em cada 100 mulheres, devem dar atenção aos sintomas, especialmente os grupos de risco, acima dos 40 anos, e aquelas que já tem histórico familiar de câncer”, comentou Silmara ao explicar para as participantes sobre os sintomas e características que devem ser acompanhados.

 

Autoexame - O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete mulheres no Brasil, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Suelen ressalta que a principal prevenção é o autoexame regular, que deve ser mensal. “Quando mais a mulher conhece seu corpo, mas fácil será detectar as alterações, como um caroço. A chance de cura em casos diagnosticados precocemente é de 95%”, destaca. Ela ainda reforça que em caso de constatação de irregularidades, deve-se procurar um profissional da saúde.

 

Experiência - Marcia Azarias também falou com as mulheres. Ela já passou por dois casos de câncer de mama e contou sobre suas experiências, revelando que realizava o cuidado preventivo e foi através do autoexame que percebeu os primeiros sintomas. “Poucos meses antes do primeiro diagnóstico havia feito o exame clínico e não tinha nada, mas foi no autoexame que identifiquei um caroço e posteriormente foi constado como câncer”, descreveu ao enfatizar sobre o autoexame de rotina.

 

Dúvidas - As participantes também puderam conversar e tirar dúvidas durante o encontro. As ações da campanha Outubro Rosa seguem durante todo o mês de outubro e conforme destacado durante a conversa, a prevenção deve ser rotina. (Imprensa Copagril)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

icone prcoop icone instagram icone facebook icone twitter icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco

Últimas Notícias