Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias EDUCAÇÃO III: “Formar craques em cooperativismo do futuro”

 

 

cabecalho informe

EDUCAÇÃO III: “Formar craques em cooperativismo do futuro”

 

Durante a abertura do 1º Encontro de Cooperativas Mirins e Escolares, realizado nesta quarta-feira (05/10), em Toledo, e por meio de um vídeo gravado, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken afirmou que esta iniciativa das cooperativas Sicoob Meridional, Frísia e Castrolanda de fomentar a criação de cooperativas mirins e escolares “precisa ser multiplicada em todo o sistema para que possamos formar craques em cooperativismo do futuro”. Com estas palavras, Ricken faz uma menção ao tema do evento que é Copa do Mundo de Futebol.

 

História - Ele contou que o primeiro contato que teve com o cooperativismo foi na sua adolescência, quando frequentou um Colégio Agrícola em Guarapuava. “Foi lá que eu tive a primeira oportunidade de conhecer alguma coisa sobre o cooperativismo, agradeço até hoje a isso, afinal, toda minha vida profissional desde então dediquei a este setor. Lembro até hoje do professor e suas matérias sobre o assunto. Na sequência fui fazer agronomia na Universidade Federal do Paraná e dei continuidade no tema cooperativismo. O primeiro emprego que tive como agrônomo foi na Coopervale, hoje a C.Vale, depois na OCB, entidade nacional do cooperativismo e posteriormente na Ocepar, onde fui gerente, superintendente e hoje sou o presidente”, lembrou.

 

Quinta geração - O dirigente também fez questão de ressaltar que os jovens que participam hoje das cooperativas Mirins e Escolares são a quinta geração do cooperativismo. “A primeira fundou as cooperativas, a segunda estruturou, a terceira consolidou o modelo, a quarta aperfeiçoou e a quinta são vocês que estão iniciando no cooperativismo e que podem se tornar lideranças no futuro”. Ricken também aproveitou para contar aos jovens que tem dois netos, o Henrique de 9 anos e o Murilo de 5 anos. “Meus dois netos, apesar da pouca idade, já são cooperados de uma cooperativa de crédito. Eles têm contas poupança com cartão e com auxílio de seus pais, movimentam, sacam e depositam. Vocês podem também ser associados ao Sicoob aí ou qualquer cooperativa de crédito, assim vão exercitando na prática como é ser cooperado, ou seja, como é ser donos de uma cooperativa”, finalizou.

 

Legado - Quem também participou do evento de forma virtual, direto de Curitiba, foi o superintendente do Sescoop Paraná, Leonardo Boesche. Na sua mensagem, ele destacou a importância dos professores nesta missão de orientar as novas gerações dentro dos princípios do cooperativismo. “Vocês estão deixando um grande legado para a sociedade, afinal, atualmente o que mais sentimos é falta de novas lideranças preparadas para trabalhar com a visão cooperativista. E este trabalho que vocês realizam junto às cooperativas mirins acabam deixando este legado importante para o sistema”. Boesche também destacou a importância de ainda jovens, participarem de uma gestão de uma cooperativa mirim. “Estão aprendendo na prática como é administrar uma cooperativa, participar de reuniões, escrever atas e ver a responsabilidade que é fazer a gestão de uma cooperativa. Com certeza este aprendizado servirá para a vida profissional de todos vocês, portanto, aproveitem esta oportunidade que as cooperativas parceiras e o Sistema Ocepar estão lhe oferecendo”.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias