Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo Duas das maiores feiras de negócios de alimentos e bebidas encerram edição 2023 no México e nos Emirados Árabes; cooperativas paranaenses participaram

 

cabecalho radio

Duas das maiores feiras de negócios de alimentos e bebidas encerram edição 2023 no México e nos Emirados Árabes; cooperativas paranaenses participaram

A Gulfood, a maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, encerrou sua edição 2023 em 24/02. Milhares de visitantes prestigiaram o evento, que movimentou cerca de R$ 4,5 Bilhões em negociações comerciais para o mercado brasileiro. Já em Monterrey, no México, a ExpoCarnes y Lacteos foi encerrada em 23/02. O México é um país extremamente importante para a avicultura brasileira, devido o volume de importações de cortes de aves.

Duas cooperativas paranaenses marcaram presença nas feiras: a Lar, de Medianeira, prestigiou a Gulfood; já a Copacol, de Cafelândia, esteve nas duas. A Lar apresentou seu catálogo de produtos com os mais diversos cortes de frango, atendendo critérios estabelecidos por mais de 80 países importadores, incluindo o Oriente Médio, onde a coop tem boas relações com o mercado. A Lar está entre as indústrias brasileiras exportadoras de frango halal, que segue regras de produção e tradições de acordo com a religião islã, praticada pela maioria da população local.

A Copacol comercializa seus produtos tanto na América do Norte quanto no Oriente Médio. Ambas as regiões representam um mercado importante na exportação de aves e peixes. Com certificações que garantem procedência, sustentabilidade e qualidade, a cooperativa está presente em 77 países e avança em busca de novos clientes. No caso de Dubai, foi a primeira edição da Gulfood pós-pandemia com a participação de visitantes da Ásia, um dos maiores consumidores dos produtos brasileiros. Além de aves, a Copacol vem expandindo a comercialização de peixe no mercado externo. Estados Unidos, China, Japão e Taiwan já recebem produtos à base de tilápia. O desafio agora é comercializar o peixe também no Oriente Médio.

A participação das cooperativas do Paraná nas feiras é fomentada pela ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

 Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br

APP PrCoop News

Siga @sistemaocepar: Instagram – Facebook – Twitter – LinkedIn – YouTube – Flickr

baixar icon

 

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco