Projeto Cultivando Cidadania da Cocari chega a APAE de Ponta Grossa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Cocari, o Banco CNH, a Tratorcase, a Tratornew, o IAT (Instituto Água e Terra) e a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), inauguraram o viveiro de mudas sustentável em Ponta Grossa, parte do projeto Cultivando Cidadania que promove a preservação ambiental, por meio do plantio e cultivo de mudas nativas, destinadas para o reflorestamento. O evento de aconteceu no dia 31 de julho, às 10h, na APAE de Ponta Grossa.

O evento contou com as presenças: da Prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt, da Secretária de Meio Ambiente, Carla Martins Kritski, da Coordenadora do Patrimônio Natural e Educação Ambiental do Estado do Desenvolvimentos Sustentável do Paraná, Nara Lucia da Silva, do Presidente da Cocari, Dr. Marcos Antonio Trintinalha, do Presidente da APAE, Laerte Bittencourt Filho, do Presidente do Banco CNH, Heberson José de Góes, do Diretor da Tratorcase, Fábio Euclides Borgonhone, do Diretor Comercial de Máquinas da Tratornew, Carlos Possatti, do Superintendente de Originação e Operações, Antonio Sérgio Pontarolli, do Superintendente de Desenvolvimento de Mercado e Consultoria Técnica, Jacy Cesar Firmino da Rocha, da Chefe da Divisão de Mudas do Instituto Água e Terra, Roberta Gibertoni, do Gerente do Escritório Regional do IAT, em Ponta Grossa, Edemilson Luiz Quadros e do engenheiro Florestal, responsável pela parceira Cocari e IAT, Jobert Rocha, juntamente com os alunos, professores, pais, colaboradores e imprensa. A Banda Affinitas, da APAE, composta por 10 membros realizou uma emocionante apresentação e abrilhantou ainda mais a atividade.

A construção da estufa, contou com recursos provenientes do Banco CNH, parceiro do projeto encabeçado pela Cocari. O local já está em funcionamento e atua como base para a recuperação de áreas degradadas e a preservação da biodiversidade local, com ênfase nas matas ciliares e áreas de preservação legal, essenciais para a proteção dos recursos hídricos, fauna e flora. “A Cocari promove o projeto Cultivando Cidadania há 15 anos, e já são 61 alunos beneficiados com o programa e mais de 1,3 milhão de mudas produzidas, e nos sentimos orgulhosos de trazer para Ponta Grossa, juntamente com os parceiros este importante projeto de inclusão social e preservação ambiental. Recebemos as primeiras mudas e demos início a esse importante trabalho de restauração, inclusão e conscientização ambiental”, explica o presidente da Cocari, Dr. Marcos Antonio Trintinalha. O presidente agradeceu os parceiros “Em nome do Conselho de Administração da Cocari, Tratornew e Tratorcase agradeço os patrocinadores e apoiadores do projeto, Banco CNH, Tratornew, Tratorcase, Apae, IAT, poderes públicos municipal e estadual”. E ressaltou “Ficamos felizes por semear a inclusão e impulsionar o futuro”.

O viveiro, conta com uma área de serviço e um depósito de ferramentas foram construídos dentro do terreno da APAE, totalizando uma área exclusiva de 92,5m². Com o objetivo de aumentar anualmente a produção de mudas de plantas nativas no viveiro, garantindo a disponibilidade de espécies essenciais para a recuperação ambiental, o segundo passo é a destinação das mudas aos produtores cooperados e clientes dos parceiros, para incentivar o reflorestamento nas propriedades rurais. Também é oferecida orientação técnica especializada para a implantação de florestas, focando na recuperação de áreas degradadas e de preservação permanente.

“Esses investimentos são para o Banco um reconhecimento aos parceiros que estão buscando contribuir para desafios reais do produtor rural frente ao reflorestamento, preservação e manutenção das suas matas ciliares. Sabemos do desafio na manutenção dessas áreas para o pequeno agricultor e apoiar projetos como esse que gera mudas qualificadas, com o suporte de consultorias técnicas e ainda promove inclusão, é a forma de valorizarmos a Sustentabilidade na nossa cadeia de valor”, afirma Heberson de Góes, presidente do Banco CNH.

Responsabilidade social e inclusão

O projeto não apenas beneficia o meio ambiente, mas também destaca a inclusão social e o desenvolvimento profissional, com alunos da APAE passando a fazer parte do quadro de colaboradores da Cocari, por meio das concessionárias de máquinas pertencentes ao grupo, Tratornew e Tratorcase, assim como já acontece nas outras Apaes pertencentes ao projeto.

“Esta parceria proporciona a alunos especiais a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Através deste projeto, os alunos desenvolvem habilidades profissionais, sociais e intelectuais, contribuindo significativamente para a renda familiar e promovendo sua autonomia e dignidade”, explica a responsável pelo projeto na Cocari, Dayane X. R. de Carvalho.

Cultivando Cidadania

Com foco na integração, inclusão no mercado de trabalho e na preservação do meio ambiente, o projeto Cultivando Cidadania é realizado nas demais cidades com a parceria da empresa Bayer e com apoio do Instituto Água e Terra (IAT). A produção das mudas acontece em viveiros construídos nas Apaes de Mandaguari e Cambira, no Paraná, de Cristalina, em Goiás, e de Paracatu, em Minas Gerais.

Parte das mudas é comercializada por meio de outra iniciativa da Cocari, a Campanha Cocari Solidária. Nesta campanha, interessados adquirem vales-muda nas entidades sociais participantes e concorrem, no final do ano, ao sorteio de prêmios. As mudas também são distribuídas gratuitamente para recomposição de matas ciliares e áreas de Reserva Legal das propriedades de produtores cooperados da Cocari. (Comunicação Cocari).

Conteúdos Relacionados