AGO IV: Em 10 anos de atuação, Sescoop/PR forma mais de 770 mil pessoas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em 2009, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo -Sescoop completou 10 anos de atividades no Paraná, somando mais de 237 mil horas/aula de trabalho, atingindo um público de 771 mil pessoas, mais de 17 mil eventos e investimentos de R$ 65,8 milhões nesse período. Já os cursos de pós-graduação, especialização, MBAs e mestrados beneficiaram cerca de 1320 pessoas, entre dirigentes e colaboradores das cooperativas paranaenses. Somente em 2009, o Sescoop/PR realizou 3340 eventos para 102.332 pessoas, totalizando mais de 40 mil horas/aula de trabalho em capacitação de recursos humanos. Foram investidos R$ 10,3 milhões. A meta para este ano é realizar 3500 eventos - 700 na área de promoção social e 2800 na área de formação profissional - alcançando 110 mil pessoas em 42 mil horas de atividades. Os números foram apresentados na Assembleia Geral Ordinária do Sistema Ocepar/Sescoop-PR realizada nesta sexta-feira (09/04), em Curitiba.

Formação - O Sescoop foi implantado em âmbito nacional no dia 15 de junho de 1999. O Paraná foi o primeiro no país a oficializar a criação de uma unidade estadual, em 21 de setembro de 1999. Desde então, desenvolve ações de capacitação e formação profissional, monitoramento e desenvolvimento das cooperativas e promoção social dos cooperados, familiares e trabalhadores. "A gestão das cooperativas melhorou muito em função do suporte que o Sescoop vem dando ao setor nesses dez anos de existência, seja na área de capacitação - treinando pessoas - ou propiciando condições para que a autogestão das cooperativas seja uma realidade. Isso tem provocado reflexos positivos não só dentro das cooperativas, como também, em todo o entorno delas", afirmou o presidente do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, João Paulo Koslovski.

Adin - No ano passado, o setor cooperativista comemorou uma grande conquista obtida por meio de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) nº 1924, que pleiteava a declaração de inconstitucionalidade da Medida Provisória (MP) 1715/1998, que criou o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. O STF concluiu o julgamento favoravelmente ao Sescoop. O resultado propiciou segurança jurídico institucional à entidade, considerada o braço educacional do Sistema Cooperativista Brasileiro. "A decisão do STF foi um passo importante, uma vez que hoje as cooperativas detêm uma entidade do Sistema S especificamente para atender as cooperativas. Além disso, demonstra o reconhecimento do importante trabalho que o Sescoop vem realizando desde que foi constituído", ressaltou Koslovski.

Gestão - Em 2009, o Sescoop/PR deu ênfase à profissionalização da gestão cooperativista. "Dos 3340 eventos realizados no ano passado, 2631 tiveram esse enfoque e foram destinados a dirigentes e profissionais que ocupam posições estratégicas nas cooperativas", informou o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche. Ainda de acordo com ele, as atividades de capacitação profissional e de promoção social são planejadas em conjunto com as cooperativas, a partir de um diagnóstico das necessidades de treinamento elaborado por cada uma delas. Nesse sentido, o Sescoop/PR conta com o apoio de 50 agentes de desenvolvimento humano e outros 50 de autogestão, que atuam nas cooperativas. São profissionais que também passam por constantes programas de qualificação. Somente no ano passado foram promovidos quatro encontros regionais destinados a esse público.

Projetos - Já em promoção social , Sescoop/PR promoveu 709 eventos em 2009, por meio de vários projetos, entre eles, o Cooperjovem, o Jovem Aprendiz e o Jovemcoop, todos com o objetivo de disseminar o cooperativismo entre o público jovem. Além disso, está envolvido na realização dos Encontros de Liderança Cooperativista Feminina (Elicoop Feminina) e Encontro de Liderança Cooperativista Jovem (Elicoop Jovem) que, em 2009, reuniram 137 e 114 participantes, respectivamente. Já o Intercâmbio Cultural entre Cooperativas, outro evento organizado pelo Sescoop/PR, chegou no ano passado a sua terceira edição reunindo cerca de 400 pessoas, em Curitiba, entre colaboradores, cooperados e filhos de associados de 12 cooperativas paranaenses que tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos artístico-culturais.

Gestão - O acompanhamento e desenvolvimento da gestão das cooperativas, por meio de processos de análise de dados e formação de cenários comparativos, visando orientá-las na condução de suas atividades, é outro ramo de atuação do Sescoop/PR. Esse trabalho é executado com o suporte do AutoGestão - Sistema de Análise e Monitoramento das Cooperativas do Paraná, desenvolvido pelo Sescoop/PR e consolidado em 2009 com uma versão atualizada. "O novo Sistema completou um ano de atividade com a satisfação dos usuários na sua utilização pois, além de ser um ferramenta dinâmica e flexível, é também extremamente confiável e segura", afirmou o gerente de Desenvolvimento e Autogestão, Gérson Lauermann. O Sistema Autogestão tem despertado o interesse de organizações cooperativistas de outros estados que constantemente visitam o Paraná para obter informações sobre o seu funcionamento.

Disponibilização - Em 2009, 100% das 238 cooperativas registradas na Ocepar contavam com a disponibilização do sistema, sendo que aquelas que não possuíam uma estrutura mínima de equipamentos de informática tiveram suas informações alimentadas pelos analistas do Sescoop/PR. "Isso facilita a criação de cenários e permite que as cooperativas realizem comparações mais precisas dentro da sua própria realidade. Em dezembro do ano passado, 320 profissionais das cooperativas já se encontravam habilitados para acessarem o software", acrescentou Lauermann. 

Conteúdos Relacionados