AGROLEITE 2007: Governador participa da abertura e assina acordo de cooperação
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O governador Roberto Requião assinou nesta terça-feira (14/08), em Castro, durante a abertura da Agroleite 2007, o acordo de cooperação para a profissionalização de pequenos produtores de leite, que dará suporte a nova fábrica de laticínios que está sendo construída pela cooperativa Castrolanda. “O pequeno produtor é o objeto de tudo, ele será o fornecedor do leite que será processado pela fábrica. É um modelo de agricultura fornecendo alimento para os brasileiros”, afirmou Requião.
Ocepar – Para o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que também participou da abertura do evento, tudo aquilo que venha contribuir para o desenvolvimento da agropecuária na região e no estado tem o apoio do sistema cooperativista. “Os municípios que compõem a região dos Campos Gerais são importantes produtores de leite de excelente qualidade e tanto a construção de da nova indústria da Cooperativa Castrolanda, como ações de profissionalizar melhor os produtores, com certeza contribuirão ainda mais para um maior aperfeiçoamento da atividade pecuária não só em Castro mas em toda região”, informou.
Emater - O diretor-presidente da Emater-PR, Arnaldo Bandeira, conta que este é um projeto inédito no Paraná, numa parceria entre Governo, prefeitura, Emater e a Castrolanda, e que representa um novo modelo de trabalho na cadeia do leite. “Estamos trabalhando com a idéia de cadeia produtiva completa. Não basta apenas qualificar os produtores, é preciso ter o suporte para comercialização, com a cooperativa e prefeitura cedendo infra-estrutura e a Emater que entra com expertise, metodologia e tecnologia na produção de leite. Dessa forma, inauguramos um novo modelos de trabalho entre iniciativa privada e governo”, afirmou.
Produção - Para o prefeito de Castro, Moacir Elias Fadel Junior, a fábrica vai aumentar a demanda de leite de 400 mil leite/dia para 1 milhão de litros por dia. “Isso é histórico no Paraná. Uma verdadeira revolução no campo e na área leiteira na área, um projeto pioneiro, feito entre a Secretaria estadual de Agricultura, Prefeitura de Castro e a Cooperativa”, disse. “Em um ano, os Campos Gerais vai voltar a ser a maior bacia leiteira do Estado do Paraná, pela grande demanda de leite da fábrica e a vinda de pequenos produtores para o nosso município”.
Qualidade - O assessor do ministro da Agricultura, Newton Pohl Ribas, lembrou da instalação de um laboratório de análise da qualidade do leite em parceria com o Governo. “Instalamos um dos melhores laboratórios para análise da qualidade do leite, que opera com cerca de 70 mil amostras por mês, em um trabalho de rastreabilidade na pecuária leiteira para manutenção dos nossos mercados e abertura de novos”. “Cada um fazendo sua parte, podemos fazer com que a cadeia do leite possa trazer para a região, como para o Estado, em uma atividade de desenvolvimento sustentável, de inclusão social e de bem estar de todos aqueles que participam dessa produção”, afirmou o presidente da Cooperativa, Frans Borg.
Escola de Leite e Queijos – Castro possui a maior bacia leiteira do Estado e vai receber a Escola de Leites e Queijos, resultado da parceria estabelecida pelo Governo do Estado com a região francesa de Rhône-Alpes, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O projeto prevê, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), um curso de extensão gratuito para capacitação de profissionais que atuam no setor.
Agroleite - Durante os cinco dias do Agroleite, é esperado um volume de negócios de R$ 8,5 milhões, entre aquisição de animais, equipamentos e fechamento de prestação de serviços, com abrangência nacional. “Primeiro, mostramos os animais, o rebanho, e depois tem os compradores que vem buscá-los. Este ano está faltando animal. Já vendemos tanto, só no primeiro semestre já foram vendidos mil animais, que é a média anual”, diz o coordenado-geral da Agroleite, José Hilton Prata Ribeiro. “O principal objetivo da Agroleite é mostrar para todo o país que a melhor bacia leiteira ainda é em Castro. Estamos sempre participando em outras regiões, como Ceará, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, levando gado. Quando querem comprar matriz de qualidade, procuram Castro”, afirma Ribeiro.
Programação - A Agroleite 2007 acontece até o sábado (18/08), de 8h às 17h, no Parque de Exposições Dario Macedo, em Castro. Na quarta-feira (15), é realizado o Simpósio Internacional de Pecuária Leiteira e demonstrações dos sistemas de produção agrícola, com abordagem sobre qualidade e processamento da silagem de milho, manejo da cultura de azevém e de aveia, além dos mecanismos sulcadores para semeadura direta de milho sobre área de agricultura ou sob pastejo e preparo de solo em área de silagem e pastejo. Na quinta (16) e sexta-feira (17), ocorrem demonstrações dos sistemas de produção de leite, com apresentação de resultados do projeto Recria de Novilhas; além de discussões sobre qualidade e processamento da silagem de milho; manejo da cultura de azevém, de aveia Iapar 61 e IPR 126 e de trigo de duplo propósito; e preparo de solo em área de silagem e pastagem. (Com informações da Agência Estadual)