BALANÇO SOCIAL: MEIO AMBIENTE - PARTE XLIII

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Reafirmando o respeito aos princípios do desenvolvimento autossustentado, as cooperativas realizam ações em benefício do meio ambiente para melhorar as condições de sustentabilidade dos setores onde atuam. Para execução dessas ações, elas interagem com os órgãos governamentais, sociedade, organizações não-governamentais, funcionários e cooperados, aprimorando processos através da educação ambiental e da aplicação de tecnologias modernas de uso do solo, tratamento e destinação de resíduos, redução da emissão de poluentes, reflorestamento de áreas para fins energéticos e de preservação. A gestão ambiental faz parte da cultura das cooperativas.  Veja nesta edição e nas próximas também o que as cooperativas paranaenses realizam nesta e outras áreas. Todas as matérias aqui veiculadas estão na integra na edição nº 54 da revista Paraná Cooperativo e que pode ser acessada de forma virtual em nosso site: www.ocepar.org.br.

INTEGRADA- COOPERADOS PLANTARAM 500 MIL ÁRVORES NATIVAS

O Programa Estadual de Mata Ciliar teve início em 2004 com uma meta ousada de plantar 90 milhões de mudas de árvores nativas. Hoje, o Paraná já ultrapassou essa meta e comemorou o plantio de 100 milhões de mudas, conquistando o título de maior programa mundial de reflorestamento de mata nativa.

A Integrada firmou parceria em 2005 com o governo estadual e, no ano seguinte, idealizou o projeto Nossa Água, em conjunto com a Bayer CropSciense. Em quatro anos de projeto, já foram repassadas aos cooperados mais de 500.000 mudas de árvores nativas, todas produzidas em parceria com os viveiros municipais e do IAP. Além da recuperação da mata ciliar, a cooperativa também promove a recuperação da vida nos rios paranaenses através da soltura de milhares de alevinos.

Parceria com a APAE › O projeto Nossa Água está fazendo muito mais que restaurar as matas ciliares do Paraná. O projeto, que tem apoio da BayerCropScience, também está resgatando a cidadania de quem estava à margem dos direitos sociais.

Através de uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Floraí, Prefeitura Municipal e Emater, a regional contratou três alunos especiais para o trabalho de produção de mudas de árvores nativas no viveiro municipal de Floraí para atender a demanda dos produtores da região na restauração das matas ciliares. O que para muitos é apenas um serviço, para esses jovens é a chance de provar que ser diferente é normal e que todos somos capazes de realizar nossos sonhos, basta ter uma oportunidade. O trabalho dos jovens é supervisionado pela APAE.

COPACOL - RECOLHIMENTODE PILHAS

A Copacol promove em parceria com a Prefeitura do Município de Formosa do Oeste, e Syngenta, o Projeto de Recolha de Pilhas Usadas realizado junto às escolas rurais das comunidades de Aymorés e Birigui: Escola Estadual Nilza de Oliveira Pepino e Pré-Escola Arco Íris. O projeto contou com a participação de 600 alunos que realizaram a coleta de 280 quilos de pilhas e baterias, não sendo alcalinas, já que as pilhas alcalinas podem ser depositadas no lixo domiciliar por estar em acordo com as normas ambientais. Todo material recolhido foi encaminhado ao IAP (Instituto Ambiental do Paraná), para a correta destinação final.

PRÊMIO NATUREZA INCENTIVA PROJETOS AMBIENTAIS

Um dos principais projetos de responsabilidade social da Copacol é o Prêmio Natureza Copacol. Este prêmio busca incentivar, valorizar e dar visibilidade às práticas de Educação Ambiental e o desenvolvimento de projetos para melhoria da qualidade ambiental da comunidade; contribuir com o desenvolvimento do trabalho das Escolas e estimular o empreendedorismo nas crianças e adolescentes através da participação no desenvolvimento e execução de projetos voltados para a Educação Ambiental. Criado em 2006, tem o apoio dos Núcleos Regionais de Educação de Cascavel e Assis Chateaubriant.

O Prêmio Natureza Copacol é direcionado para estudantes de escolas públicas e privadas, de ensino fundamental, médio e educação especial (APAEs), com premiação de 5 projetos em 3 categorias. Nas primeiras edições do Premio Natureza Copacol, os temas abordaram basicamente o cultivo de hortas orgânicas e coleta seletiva de lixo. Na edição 2008 e 2009, foram inscritos projetos dos mais diversos temas, como "combate a dengue", "produção de sabão caseiro", "cultivo de plantas medicinais", "produção de artesanato para geração de renda à escola". Em 2008, foram envolvidas 399 crianças e adolescentes nos 5 projetos realizados. Ao todo já foram realizados 14 projetos, envolvendo aproximadamente 2.700 crianças e adolescentes. As edições do evento são lançadas no início do ano letivo, de modo que os projetos possam ser desenvolvidos, selecionados os vencedores e realizados no ano corrente. A premiação ocorre em evento realizado durante a Semana Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), sendo os projetos definidos pela Comissão Julgadora do Prêmio, composta de representantes dos Núcleos de Educação, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Cascavel e Toledo e colaboradores da Copacol.

Conteúdos Relacionados