BALANÇO SOCIAL: MEIO AMBIENTE - PARTE XXXVII
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Reafirmando o respeito aos princípios do desenvolvimento autossustentado, as cooperativas realizam ações em benefício do meio ambiente para melhorar as condições de sustentabilidade dos setores onde atuam. Para execução dessas ações, elas interagem com os órgãos governamentais, sociedade, organizações não-governamentais, funcionários e cooperados, aprimorando processos através da educação ambiental e da aplicação de tecnologias modernas de uso do solo, tratamento e destinação de resíduos, redução da emissão de poluentes, reflorestamento de áreas para fins energéticos e de preservação. A gestão ambiental faz parte da cultura das cooperativas. Veja nesta edição e nas próximas também o que as cooperativas paranaenses realizam nesta e outras áreas. Todas as matérias aqui veiculadas estão na integra na edição nº 54 da revista Paraná Cooperativo e que pode ser acessada de forma virtual em nosso site: www.ocepar.org.br.
Cocari: Cultivando Cidadania
Com o objetivo de proteger o meio ambiente e garantir a inclusão social de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a Cocari firmou parceria com a entidade assistencial e com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para a realização do Projeto Cultivando Cidadania. O projeto foi criado a partir de um modelo já existente no Paraná entre o IAP, APAE e outras cooperativas. Graças a parceria, Mandaguari passou a ser o 22º município do estado a participar da iniciativa que une respeito ao meio ambiente e amor ao próximo. A projeto consiste na produção de mudas nativas que posteriormente são usadas na recomposição da mata ciliar. O plantio acontece numa estrutura montada na própria APAE. A Cocari reformou o barracão onde o trabalho é desempenhado e contratou os colaboradores, que são 16 alunos da APAE, os quais trabalham em período de contraturno escolar e são remunerados de acordo com as horas trabalhadas. Já o IAP disponibilizou a estrutura da estufa e de irrigação, como também doa as sementes e oferece todo o apoio técnico necessário.
Viveiros IAP › A cooperativa também contratou funcionários para trabalharem em viveiros do IAP, aumentando a produção de mudas. A Cocari disponibiliza mudas de plantas nativas para que os cooperados preservem a área de mata ciliar de suas propriedades.
Cooperativa lança o projeto Olho D´Água
O Projeto Olho D´Água, lançado pela Cocari, em parceria com a Nortox, foi lançado na propriedade rural dos irmãos cooperados Henrique e Nelson Peloso, em Mandaguari. No Sítio São João, já são três minas (ou olhos d´água) conservadas e outras três programadas para entrar no projeto. A data do lançamento do projeto Olho D´Água, 24 de novembro, foi escolhida justamente para homenagear o Dia do Rio, já que, com o projeto, rios e mananciais existentes na área de atuação da Cocari (mais de 20 municípios do Paraná) serão beneficiados.
Qualificação - Os cooperados podem se inscrever formalmente no projeto nos entrepostos da cooperativa. A Cocari contratou um colaborador, que recebeu treinamento e foi qualificado para efetuar as restaurações das minas de água e também efetuar a recuperação, quando necessária, das vegetações em torno das minas. O projeto tem como ponto inicial o cadastro por parte dos cooperados de suas minas junto às unidades da Cocari. Diante deste cadastro, um calendário de execução dos trabalhos nas minas é feito, respeitando a cronologia das inscrições. Ao cooperado participante, caberá providenciar no mínimo um ajudante (podendo ser ele próprio) para auxiliar o técnico responsável no trabalho de restauração da mina. O projeto Olho D´Água conta com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Emater e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), tem por objetivo garantir água limpa e potável aos produtores rurais e suas famílias, assim como auxiliar na preservação ambiental das minas e nascentes, o que acarreta também num deságue com mais qualidade nos rios e mananciais.
Cocari: Recolhimento de embalagens
É do conhecimento dos produtores rurais que as embalagens de agrotóxicos vazias devem passar por tríplice lavagem e devolvidas no prazo máximo de um ano após sua aquisição, de acordo com a Lei nº 7.082 e Decreto nº 4.074. Em todos os municípios em que atua, a Cocari busca conscientizar cada vez mais os cooperados sobre a importância da Coleta Itinerante das Embalagens Tríplice Lavadas. Para maior comodidade dos cooperados, a Cocari recolhe as embalagens em seus entrepostos, encaminhando-as à Central de Recebimento, localizada em Maringá. Desde 2004, a cooperativa realiza esse trabalho e já recolheu, nesse período, quase um milhão e meio de embalagens de agrotóxicos vazias. No primeiro semestre de 2009, 162.328 mil embalagens foram recolhidas.
Confepar: Projeto Arboreto - consciência ambiental
Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente - comemorado em 5 de junho - a Confepar promoveu um evento destinado aos colaboradores: palestra, premiação de concurso de fotografia sobre meio ambiente e inauguração do Arboreto Confepar, com o plantio de 110 mudas de 11 espécies nativas, realizado por colaboradores. O objetivo do Arboreto é trabalhar a educação ambiental, fazendo com que os funcionários, e também os visitantes, possam conhecer e acompanhar o crescimento de espécies nativas. A intenção é trabalhar, em pequenos atos, a consciência ambiental para uma mudança de cultura no dia a dia do colaborador, que fará a diferença nas ações tanto em casa, como na cooperativa.