CAPACITAÇÃO: Cooperativas participam de curso de armazenagem de grãos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Promover a formação e reciclagem de armazenadores em relação as melhores práticas de recebimento e armazenamento. Este é o objetivo do Curso de Aperfeiçoamento em Armazenagem de Grãos que inicia nesta quarta-feira (08/08), em Cascavel. Promovido pelo Sistema Ocepar, o treinamento é dirigido a armazenadores empregados das cooperativas paranaenses e terá como instrutores integrantes do Centreinar, braço da Conab ligado à Universidade Federal de Viçosa (MG) e considerado um dos órgãos mais respeitados do Brasil em relação a armazenagem. Segundo o analista econômico do Sistema Ocepar, Robson Mafioletti, a procura pelo curso superou as expectativas. “Foram inscritos 45 profissionais, 10 a mais do que estava previsto. Em função da procura, pretendemos realizar um segundo curso em novembro, na região de Maringá”, revela. O curso é dividido em três módulos, totalizando 60 horas, sendo obrigatória a participação dos inscritos em todos. O primeiro módulo acontece de 08 a 10 de agosto e será ministrado pelo professor Paulo César Correa, mestre pela UFV e doutor pela Universidade Politécnica de Madrid, Espanha.
Certificação – Entre os assuntos do curso está a Instrução Normativa 033 de 12 de julho de 2007 que instituiu a nova legislação sobre certificação de unidades armazenadoras de grãos. O assunto será tratado pela superintendente da Conab, Denise Deckers. De acordo com Robson Mafioletti, a medida é bastante recente e ainda há muitas dúvidas em relação ao tema, entre as quais, os custos e prazos para adequação. “As cooperativas também estão preocupadas porque há uma série de novas exigências e necessidades nas estruturas de armazenagem para obter a certificação”, completa. Os demais assuntos do módulo são: estrutura de armazenagem no Brasil; Psicrometria, amostragem e determinação de umidade (teoria), amostragem e determinação de umidade (prática), fatores que afetam a qualidade dos grãos armazenados, equipamentos de transporte e limpeza, identificação e limpeza, identificação dos insetos-pragas dos grãos armazenados, características biológicas dos insetos-praga dos grãos armazenados, fungos e micotoxinas, métodos físicos, químicos e biológicos de controle de grãos armazenados.
Programação – O segundo módulo será realizado de 29 a 31 de agosto, e terá como instrutor o professor Daniel Marçal de Queiroz, mestre pela UFV e PhD pela Purdue Universit dos Estados Unidos. Serão tratados os seguintes assuntos: princípios de secagem de grãos; secagem em altas temperaturas e seca-aeração, secagem em baixas temperaturas, operação e manutenção dos sistemas de secagem de grãos, sistemas para aquecimento de ar na secagem de grãos, princípios básicos da aeração de grãos, termometria, noções de projetos de sistema de aeração de grãos. O terceiro módulo será de 19 a 21 de setembro, e será ministrado pelo professor Adílio Flauzino de Lacerda Filho, mestre pela UFV e doutor pela Unesp. Assuntos: comercialização de produtos agrícolas, noções de padronização e classificação de produtos agrícolas (teoria), noções de padronização e classificação de produtos agrícolas (prática), gerenciamento de unidades armazenadoras, noções de manutenção em equipamentos de unidades armazenadoras (teoria), noções de manutenção em equipamentos de unidades armazenadoras (prática), segurança do trabalho em unidades armazenadoras, racionalização de energia em unidades armazenadoras.