CASTROLANDA I: Cooperativa sofistica a produção de leite

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na bucólica Castrolanda, distrito de Castro, no centro sul paranaense a 160 quilômetros da capital, onde ainda predominam a influência e as tradições da colonização holandesa, que aportou na região entre 1951 e 1954, a introdução de novas tecnologias está prestes a permitir que 254 produtores associados que diariamente entregam 400 mil litros de leite à Cooperativa Agropecuária Castrolanda passem a um novo patamar de rentabilidade e operação. Nos próximos 15 dias vai entrar em funcionamento, num investimento de R$ 23 milhões, a unidade concentração de leite que reduz em 75% o volume a ser transportado.

Controle total - Mais do que resolver problemas de logística, por permitir que o produto concentrado possa alcançar qualquer mercado no País, principalmente o formado por clientes industriais, como Nestlé, Danone, Batavia, Eleva e a Parmalat, a nova unidade vai fazer com que o leite produzido fique inteiramente sob o controle de qualidade da cooperativa, padronizando o produto e lhe dando uma garantia de qualidade ainda sem similar no país porque a concentração é feita sem desestruturar as proteínas e sem aumentar a carga bacteriana. Só com este tratamento, o leite irá agregar 16% a mais em valor de mercado.   "Poderemos fornecer um leite de alta qualidade o ano todo e sempre com o mesmo padrão", afirmou o presidente da Cooperativa, Frans Borg.

Qualidade já é conhecida - A maior parte da produção de leite da Castrolanda, que possui 600 associados, ainda está entregue aos descendentes dos holandeses da região. A qualidade do produto já é conhecida e por isso, bastante disputada no mercado pelas grandes empresas, o que lhe agrega um valor pelo menos 10% acima do preço praticado normalmente. Com concentração e também a pasteurização no local, agora haverá a garantia de que esta qualidade não será alterada por misturas ou por eventuais processos industriais ineficientes. O comprador poderá usar o concentrado diretamente na sua produção ou repor a água dentro das características necessárias para cada tipo de produto ou ainda para produzir leite em pó. (Gazeta Mercantil)

Conteúdos Relacionados