COAMO: Autoridades americanas visitam a cooperativa e lavouras em CM

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na manhã de terça-feira (15/01), a Coamo recebeu a visita de uma delegação dos Estados Unidos composta por 10 representantes da Comissão de Agricultura do Senado e do USDA - órgão equivalente ao Ministério da Agricultura no Brasil. Eles foram recepcionados na Fazenda Experimental da Coamo, em Campo Mourão, onde assistiram a um audiovisual da cooperativa e conheceram alguns dos trabalhos desenvolvidos pela Coamo através dos programas Agricultura-Pecuária e Fertilidade do Solo. Em seguida, visitaram lavouras de milho e soja na propriedade do agricultor Joaquim Peres Montans - um dos precursores do plantio direto no Brasil.

Imagem positiva - Segundo Alan Hrapsky, conselheiro na Embaixada dos EUA no Brasil para assuntos agrícolas, a comitiva veio ao Brasil especialmente para conhecer os trabalhos realizados pela Coamo e as lavouras de soja e milho em Campo Mourão, de onde viajaram para visitar propriedades no Chile e no Peru. "Os representantes do Senado e do USDA vieram conhecer um pouco mais sobre a agricultura brasileira e levaram uma imagem muito positiva, pois conheceram os bons níveis de tecnologia e da produtividade do agricultor mourãoense Joaquim Peres Montans e o cooperativismo desenvolvido pela Coamo, que estão entre os melhores do mundo", disse.

Competitividade brasileira - "O Brasil é um competidor formidável e não deixa nada a desejar para os EUA", disse Constante Jackson, vice-diretora de Serviços Internacionais do USDA, chefe da comitiva americana. Para Jackson, Brasil e EUA têm muitos pontos em comum que podem ser bem explorados para alavancar seus potenciais agrícolas. "Gostei muito da beleza das lavouras, e fiquei também impressionada com o sistema de produção e os índices de produtividade da soja e do milho do Brasil", afirmou.

Pioneirismo - A visita dos americanos foi motivo de satisfação e orgulho para a Coamo. "Há 30 anos os brasileiros aprenderam muito com os americanos, mas agora são eles que estão vindo ao nosso país e de modo especial ao Paraná e à Coamo para ver o dinamismo e o profissionalismo da cooperativa e dos seus cooperados", explica o diretor-secretário da Coamo, Ricardo Accioly Calderari.

Diferencial do Paraná - Segundo Calderari, o Paraná é diferente e merece este destaque, por ser um estado que, mesmo ocupando apenas 2,3% do território nacional produz 23% dos alimentos do país. "O Paraná é um estado que chama a atenção do mundo, por ser o pioneiro e lançar na região da Coamo importantes tecnologias que revolucionaram a nossa agricultura, como o plantio direto, a conservação de solos, o controle de pragas e os trabalhos eficazes de assistência técnica, produtividade e fertilidade do solo",

Participantes - A comitiva americana foi composta pelos representantes do Senado dos EUA - Galen Fountain, Fitzhug Elder, Dianne Preece, Warren Harper e Stacy Mcbride; do USDA - Constance Jackson, vice-diretora para Serviços Internacionais, Alan Hrapsky, conselheiro na Embaixada dos EUA no Brasil para assuntos agrícolas, e dos especialistas Morgan Perkins e Sérgio Barros, integrantes da Embaixada americana no Brasil. A Coamo foi representada por Ricardo Accioly Calderari, diretor-secretário, Nei Cesconetto, gerente de Assistência Técnica, Joaquim Mariano Costa, chefe da Fazenda Experimental e Joaquim Peres Montans, agricultor, cooperado e membro do Conselho de Administração da Coamo. (Imprensa Coamo)

Conteúdos Relacionados