COCAMAR I: Cooperativa mostra derriçadeira de café em Doutor Camargo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Cocamar promoveu evento com cafeicultores na última quinta-feira (03/04) na propriedade do produtor Hermes Balconi, em Doutor Camargo, para apresentar uma novidade tecnológica: a derriçadeira manual de café. Parecido com uma roçadeira, o equipamento possui um conjunto de pentes vibratórios, o que agiliza a colheita do grão e pode substituir o trabalho de seis homens, colhendo 400 pés/dia. Da marca Stihl, movida a gasolina e óleo dois tempos, a máquina consome meio litro de combustível por hora, mas isso pode variar de operador para operador. "É uma opção para facilitar o trabalho na propriedade", disse o coordenador técnico da área de café da Cocamar, Ubiratã Aires, destacando que 50% dos custos de produção do café (média de R$ 6 mil por hectare) são atribuídos à colheita.

Falta gente - Ele lembrou que 65% do tempo da colheita é tomado pela derriça dos grãos, 25% varrição e 10% abanação. "Nos dias atuais os cafeicultores têm encontrado muita dificuldade em conseguir mão-de-obra para fazer a colheitas dos cafezais. A máquina já está sendo utilizada por alguns produtores, é uma alternativa, tanto para pequena, média e grande propriedade, que viabiliza a colheita e diminui os custos", comentou Aires.

Preço acessível - Segundo o engenheiro agrônomo Renato Bizzanchi Franco da Silva, da Cocamar, a máquina não ocasiona a quebra de galhas e nem a desfolha das plantas. O preço é considerado acessível, R$ 1.750,00, sendo que para cooperados o pagamento pode ser feito após a colheita. "Facilita a vida do cafeicultor, não sobra nada no pé", comentou o cafeicultor Sebastião Bertosi Mori, que cultiva 20 mil pés de café no município.Outro produtor, José Antonio Balconi também gostou da novidade. Ele está iniciando como cafeicultor, plantando atualmente 300 pés de café "O máquina é bem leve. Com poucas horas se faz muita colheita", completou.

Área e produção - A Cocamar possui área com 11 mil hectares de café em sua região.  Na safra passada foram recebidas 170 mil sacas beneficiadas. Para este ano, de produção maior, a produção é estimada em 300 mil sacas. Cianorte, Maringá, Altônia, Iporã, São Jorge do Patrocínio, Paranavaí, Terra Boa e Umuarama são os principais municípios produtores. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados