COCAMAR II: Cocamar vê expansão de consórcio braquiária e milho safrinha em 2008

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Apostando nos benefícios do consórcio braquiária (B. Ruziziensis) e milho, a Cocamar estabeleceu parceria com o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa do Mato Grosso do Sul, Gessi Ceccon, considerado um dos maiores conhecedores dessa tecnologia no País. Até quinta-feira ele visitará cinco cidades na região Noroeste do Estado levando orientações sobre esse assunto para agricultores e técnicos ligados à cooperativa.

Safrinha de inverno - De acordo com o engenheiro agrônomo e gerente técnico da Cocamar, Aparecido Carlos Fadoni, na próxima safrinha de inverno o consórcio - que começou a ser difundido em 2007 na região - deverá ser implantado em 6 mil hectares na área de abrangência da cooperativa. Maringá, São Jorge do Ivaí, Cianorte, Umuarama, Iporã e Atalaia foram os municípios escolhidos para sediar encontros com o pesquisador, visando aprimorar e esclarecer dúvidas sobre o processo de implantação. O objetivo principal é a proteção do solo, através da formação de uma espessa cobertura com palha.

Sistema Simples - O método de cultivo consiste apenas em semear uma linha de braquiária na entrelinha de milho (10 a 36 sementes por metro linear). O plantio do capim é feito com disco de sorgo, instalado nas linhas da plantadeira que sobram quando se planta milho solteiro (a profundidade ideal para a disposição das sementes é de quatro centímetros). Na primeira quinzena deste mês, técnicos da Cocamar e alguns cooperados de São Jorge do Ivaí visitaram a fazenda Primavera de propriedade do agricultor Gisbertus Beukhof, no município de Maracaju (MS). "Lá, o consórcio já é adotado há quatro anos, com elevados índices de produtividade. A média do agricultor na safra passada foi de 62 sacas de soja por hectare", contou Fadoni.

Alimentação animal - A massa orgânica da gramínea pode ser utilizada como pastagem pelo gado após a colheita do milho. Além de proteger o solo, a cobertura de palha favorece o desenvolvimento da cultura subseqüente, que se torna mais resistente à estiagem. A recomendação é que a braquiária seja dessecada entre 18 e 20 dias antes do plantio da soja. Essa espécie de capim é facilmente controlada com glifosato e a dosagem indicada é de 10 litros por alqueire. O produtor Ademir Rufato, participou ontem do 1º encontro sobre o consórcio realizado pela Cocamar com produtores de Maringá. Para a próxima safrinha, Rufato pretende implantar o sistema de produção consorciado em 14 dos 84 hectares que cultiva. "Visitei um experimento do consórcio e gostei muito dos resultados. Já fiz as reservas da semente de capim", disse. (Cocamar)

Conteúdos Relacionados