COCAMAR II: Cooperativa expande consórcio braquiária e milho safrinha em 2008
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Apostando nos benefícios e na expansão do consórcio braquiária e milho, a Cocamar estabeleceu parceria com o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa do Mato Grosso do Sul, Gessi Ceccon, considerado um dos maiores conhecedores dessa tecnologia no País. Recentemente, acompanhado de técnicos da cooperativa, ele esteve em Maringá, São Jorge do Ivaí, Cianorte, Umuarama, Iporã e Atalaia para participar de encontros com produtores e técnicos visando aprimorar conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre o assunto.
Implantação - De acordo com o engenheiro agrônomo e gerente técnico da Cocamar, Aparecido Carlos Fadoni, na próxima safra de inverno o consórcio - que começou a ser difundido em 2007 na região - deverá ser implantado em 6 mil hectares na área de abrangência da cooperativa. O objetivo principal é a proteção do solo, através da formação de uma espessa cobertura com palha. O método de cultivo consiste apenas em semear uma linha de braquiária na entrelinha de milho (10 a 36 sementes por metro linear). O plantio do capim é feito com disco de sorgo, instalado nas linhas da plantadeira que sobram quando se planta milho solteiro (a profundidade ideal para a disposição das sementes é de quatro centímetros).
Exemplo - Na primeira quinzena de janeiro, técnicos da Cocamar e alguns cooperados do município de São Jorge do Ivaí visitaram a fazenda Primavera de propriedade do agricultor Gisbertus Beukhof, em Maracaju (MS). "Lá, o consórcio já é adotado há quatro anos, com elevados índices de produtividade. A média do agricultor na safra passada foi de 62 sacas de soja por hectare", contou Fadoni.
Alimentação animal - A massa orgânica da gramínea pode ser utilizada como pastagem pelo gado após a colheita do milho. Além de proteger o solo, a cobertura de palha favorece o desenvolvimento da cultura subseqüente, que se torna mais resistente à estiagem. A recomendação é que a braquiária seja dessecada entre 18 e 20 dias antes do plantio da soja. Essa espécie de capim é facilmente controlada com glifosato e a dosagem indicada é de 10 litros por alqueire. (Flamma Comunicação)