COMÉRCIO EXTERIOR: Rossi assina protocolos de exportação de carne processada para China

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, e da Administração Geral de Supervisão da Qualidade, Inspeção e Quarentena da China (AQSIQ), Wang Young, firmaram, nesta quinta-feira (15/04), protocolos para a exportação brasileira de carne bovina termo processada e tabaco. Os documentos foram assinados na presença dos presidentes brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e chin8s, Hu Jintao, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Parceria comercial - Na ocasião, Lula destacou a importância chinesa na parceria comercial do Brasil. Segundo ele, o intercambio entre os dois países cresceu 780% desde 2003. O presidente pediu maior ousadia dos empresários brasileiros e frisou, ainda, a possibilidade de crescimento das vendas agropecuárias para o país asiático. Na avaliação do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, os acordos firmados nesta quinta-feira contribuirão para o aprofundamento das relações bilaterais. "Eles sinalizam no sentido da continuidade e ampliação das atividades conjuntas entre o Brasil e China. Continuamos a desenvolver as condições para que esse comércio bilateral tão importante siga crescendo", afirma.

Condições - O protocolo sobre a venda de carne bovina termoprocessada para o país asiático estabelece as condições sanitárias e veterinárias para os embarques. Entre elas, o Ministério da Agricultura fornecera planos anuais de monitoramento de resíduos, será o responsável pela adoção de sistemas de prevenção e controle de doenças epidêmicas e garantira áreas livres de febre aftosa. Alem disso, o governo brasileiro vai assegurar as características dos animais abatidos e processados.

Tabaco - Os requisitos fitossanitários para a venda de folhas de tabaco produzido no Rio Grande do Sul também foram acordados entre os ministros. Os cuidados com manejo de risco da praga do mofo azul (Peronospora tabacina) e o controle para evitar a presença de insetos vivos nos carregamentos são algumas das condições estabelecidas no documento, que tem validade de dois anos. (Mapa)

Conteúdos Relacionados