Comunicação Cooperativa: Fórum de Jornalistas e Comunicadores reúne 40 profissionais

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Termina nesta sexta-feira (29), em Campo Mourão, a primeira edição do Fórum de Jornalistas e Comunicadores das Cooperativas Paranaenses de 2005. O evento, uma promoção conjunta do Sistema Ocepar e da Coamo Agroindustrial Cooperativa, reúne cerca de 40 profissionais que atuam nas assessorias de imprensa do sistema cooperativo paranaense. O encontro, que acontece duas vezes ao ano, tem como objetivo a troca de experiências e discussão sobre as principais demanda do setor na área de comunicação, seja na relação com a mídia, com o público interno ou externo. A novidade este ano é a metodologia adotada, num sistema de aplicação de módulos de conhecimento, onde com apoio de professores da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR) estão abordados aspectos mais teóricos sobre o desenvolvimento profissional.

Abertura - O fórum foi aberto pelo diretor presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini. Ele apresentou aos jornalistas uma visão global da Coamo e falou da importância da comunicação. Em seguida, a professora Ana Maria Coelho Pereira, desenvolveu trabalhos voltados para a formação dos profissionais de comunicação, com a palestra “Formando a percepção do comunicador”, e com dinâmica de grupos.

Painel - No começo da noite houve um painel onde foi debatido o relacionamento das assessorias de imprensa com a mídia. O painel foi coordenado pelo superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, e teve, também, a participação de profissionais da imprensa paranaense e brasileira convidados para uma viagem de conhecimento de algumas cooperativas. Na quinta-feira, esses jornalistas também visitaram a Cocamar, em Maringá, e hoje conhecem a Cooperativa Agrária de Entre Rios, em Guarapuava. “A comunicação é uma ferramenta indispensável para o sucesso do agronegócio. E no setor cooperativista é um canal de interação com a família cooperativista e também com a comunidade”, disse Gallassini, na abertura do evento.

Encerramento - Na manhã de sexta-feira, na manhã de encerramento, os trabalhos foram coordenados pelo professor Zanei Ramos Barcellos, com uma palestra sobre o desenvolvimento dos profissionais da comunicação. Logo em seguida, a professora Zanei Ramos Barcellos falou sobre a influência da técnica na qualidade da informação.

2º Módulo - Em dezembro, porém, num segundo fórum, que acontece em Curitiba, o módulo a ser desenvolvido será voltado mais para os aspectos práticos, onde os jornalistas e comunicadores irão utilizar a estrutura da universidade para a realização de oficinas em rádio, jornal (diagramação, design), TV e fotografia.

Conteúdos Relacionados