COODETEC I: Conhecidos os campeões de produtividade de soja RR
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coodetec reuniu em Cascavel, na noite de quinta-feira (19/06), lideranças de cinco estados brasileiros, para a solenidade de premiação do Concurso de Produtividade das Cultivares CD 226RR e CD 225RR. O certame reuniu mais de 300 representantes da elite da sojicultura nacional e os números finais impressionaram: o gaúcho Antonio Claudio Felix Cavalheiro, de Caçapava do Sul (Cotrisul), colheu exatas 249,8 sacas da cultivar CD 226RR por alqueire, ou o equivalente a 103,2 sacas por hectare. Um catarinense, Sady Dutra, de Campos Novos (Copercampos), foi o campeão em produtividade da CD 225RR, com colheita de 215,2 sacas por alqueire, ou 88,9 sacas por hectare.
Resultados para os cooperativistas - Segundo o presidente Irineo da Costa Rodrigues, o concurso foi lançado pela Coodetec como um desafio aos sojicultores brasileiros. "O Brasil já alcançou níveis de produtividade em soja, comparáveis a nossos maiores concorrentes no mercado mundial. Mas ainda estamos longe de esgotar todo o potencial genético de nossas cultivares", diz, lembrando que a produtividade média da soja no Brasil, segundo a Conab, alcançou na última safra, 46,9 sacas por hectare, ou 113,6 sacas por alqueire.
Parcerias de resultado - Presente à solenidade, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, destacou a importante decisão das cooperativas brasileiras em investirem na pesquisa através de sua central Coodetec, trazendo como resultado a maior produtividade das inúmeras variedades lançadas, bem como tolerância a pragas e doenças. Koslovski elogiou as parcerias que a Coodetec mantém especialmente com a Embrapa, Iapar, Emater e outras instituições de pesquisa e extensão rural no desenvolvimento e repasse das tecnologias que buscam obter maior produtividade e redução de custos de produção, com o mínimo impacto ambiental.
Cultivares prometem - Recém-lançadas no mercado brasileiro, as cultivares CD 225RR e CD 226RR, aliam os benefícios da transgenia e de elevados níveis de produtividade à precocidade, fator de vital importância para quem pretende na seqüência da leguminosa, plantar a segunda safra ou chamada safrinha de milho. Seu plantio é recomendado nas regiões Sul do Mato Grosso do Sul, Oeste e Sul de São Paulo e em todas as regiões dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. São cultivares para solos de alta fertilidade, moderadamente tolerantes à acidez do solo. As duas variedades são tolerantes ao cancro da haste e mancha "olho de rã" e moderadamente resistentes ao oídio da soja.
Potencial genético - A cultivar 226RR é tolerante ao nematóide de galha Meloidogyne incognita e moderadamente tolerante ao nematóide Meloidogyne javanica. Já a cultivar 225RR é moderadamente suscetível ao nematóide Meloidogyne incognita e moderadamente tolerante ao Meloidogyne javanica. "São cultivares que aliam potencial genético excepcional, mas exigem a contrapartida do agricultor, que deve seguir à risca a recomendação técnica, especialmente quanto à época de semeadura, fertilidade do solo, densidade de plantio e tratos culturais", observa o diretor-executivo da Coodetec, Ivo Marcos Carraro.
O Concurso - O Concurso de Produtividade de Soja CD 225RR e CD 226RR foi instituído pela Cooperativa Central de Pesquisa na safra 2007/2008 e contou com 300 concorrentes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Cada produtor inscreveu um hectare de sua lavoura e a colheita foi auditada por técnicos e fiscalizada por um dos concorrentes diretos aos prêmios. Sady Dutra ganhou como prêmio uma moto 400 e Antonio Cláudio Cavelheiro, uma pickup zero. Segundo e terceiros colocados também foram premiados, com viagens. (Com informações de Imprensa Coodetec).