COOPERATIVISMO: Copagra completa 44 anos de fundação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Copagra - Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de Nova Londrina completou no dia 18 de novembro, 44 anos de fundação. "A cooperativa, por meio da modernização do seu modelo de gestão, investimento no capital humano, planejamento estratégico de atividades e um plano de desenvolvimento econômico sustentado, está se tornando um modelo de desenvolvimento, contribuindo com isso para a geração de emprego e renda no campo na região noroeste do Estado", lembrou o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski ao comentar a data.

Um pouco de história - O caminho da Copagra começou a ser traçado no início dos anos sessenta, época em que o café era o ouro verde no extremo noroeste do Estado do Paraná, atraindo inúmeros imigrantes de todos os cantos do país. Mas apesar dessa riqueza toda, a precariedade das estradas e o distanciamento das indústrias, prejudicavam a viabilidade econômica das propriedades da região. O problema era agravado com a  atuação de intermediários na aquisição da produção agrícola. Inconformados com a situação, em 18 de novembro de 1962, 39 produtores de Nova Londrina, incentivados pelo líder cooperativista, Leonardo Spadini, fundaram a Copagra - Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de Nova Londrina.

Expansão - O primeiro investimento foi a implantação de uma máquina de beneficiamento de café. O ciclo do café impulsionou a agregação de novos associados e proporcionou a expansão da área de ação da Copagra para diversos municípios da região. A cooperativa chegou a receber na época 200 mil sacas de café beneficiado por ano. Solidificava-se a partir disso uma eficiente infra-estrutura para recebimento, benefício, armazenagem e comercialização da produção.

Diversificação - No final da década de sessenta a linha de negócios da Copagra abriu espaço para mais um produto de grande importância para sua história: o algodão. O ciclo do algodão na Copagra aconteceu após a implantação da primeira usina de beneficiamento, em Nova Londrina, em 1968, e posteriormente em Naviraí, Mato do Grosso do Sul , Querência do Norte, Paraná e, mais tarde, em Glória de Dourados, também no Mato Grosso do Sul. A produção recebida e beneficiada chegava ao volume de três milhões de arrobas de algodão em caroço por ano. Por vários anos o algodão representou boa parte do faturamento geral da cooperativa.

Modernização - Hoje a Copagra retoma o caminho da prosperidade. A definição das linhas de negócios da cooperativa contempla a cana de açúcar para produção de álcool anidro, álcool hidratado, álcool industrial e futuramente o açúcar; mandioca, para a produção de fécula e amidos modificados; café, arroz, soja , milho, algodão, leite e laranja. Todas elas alicerçadas pelo fornecimento de insumos agropecuários, assistência técnica, agronômica e veterinária, e, recebimento, armazenagem e comercialização da produção, tendo como enfoque principal o desenvolvimento sustentável da comunidade cooperativada, cujo fundamento doutrinário é a pessoa do homem-associado.

Comemoração - Em comemoração aos 45 anos de fundação, a Copagra promoveu uma série de eventos, entre os quais, a "Cooperativa vai à Escola", ação em que todas as salas de aula das escolas municipais e estaduais de Nova Londrina foram visitadas por um grupo de funcionários da Copagra que, aproveitaram a oportunidade, para falar sobre a importância da Copagra e do cooperativismo para a comunidade. Já na segunda-feira (19/11), foi feita a criação da Reserva Ambiental Dr. Olivier Grendene. Uma homenagem ao dr. Olivier, médico pioneiro, vereador, prefeito de Nova Londrina e presidente da Copagra de 1980 a 1995. Na ocasião, foram plantadas mudas de árvores nativas por todos os familiares dos dirigentes da Copagra desde a sua fundação em 1962. A ação foi uma homenagem dos familiares e da Copagra aos dirigentes que contribuíram e ainda contribuem para seu desenvolvimento. Também na segunda-feira, aconteceu uma reunião da diretoria executiva da Copagra com as principais lideranças e autoridades de sua área de ação que compreende 15 municípios do noroeste paranaense. O objetivo do encontro foi expor a trajetória da cooperativa nestes 45 anos: seus principais desafios, os projetos em andamento e os que contribuirão para o desenvolvimento regional, empregabilidade e importância da cooperativa para a comunidade.

Um presente para a comunidade - As comemorações continuam na próxima sexta-feira (23/11),  com a apresentação da Orquestra Paranaense de Viola Caipira. A apresentação será às 21h. A entrada será gratuita.

Conteúdos Relacionados