COOPERATIVISMO: Dia Internacional destaca participação da mulher

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O tema definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) para as comemorações ao Dia Internacional do Cooperativismo deste ano e "A Empresa Cooperativa e o Empoderamento Feminino", em homenagem à participação da mulher nos negócios cooperativos. A data é celebrada no primeiro sábado do mês de julho no mundo inteiro.

Igualdade de gênero - O tema foi escolhido para celebrar o 15° aniversario da plataforma de ação de Beijing, que tem como objetivo alcançar a igualdade de gênero e o avanço da mulher na sociedade. De acordo com o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, a proposta para esse tema já vem sendo discutida ha muitos anos e, com a sua aprovação, e possível realizar uma discussão mais seria sobre como dar equidade aos gêneros, trazendo equilíbrio para o cooperativismo.

Funcionárias - Segundo informações divulgadas na Radio Coop,  4 0 % do quadro de funcionários do cooperativismo é composto por mulheres. Quando se trata de cargos de direcão, 12% são ocupados por elas. Freitas ressalta que onde as cooperativas têm uma participação mais efetiva das mulheres, e possível perceber com clareza um melhor desempenho das cooperativas. "Elas têm maior efetividade e perenidade, assumem menos risco. Com isso, acabam trazendo uma tranquilidade e qualidade de vida maior a seus cooperados", analisa o presidente da OCB.

Comitê de discussão - No mesmo pronunciamento na RadioCoop, Freitas também convidou a todas as cooperativas brasileiras a ampliarem os comitês de discussão por acreditar que, dessa forma, será possível pensar em maneiras de aumentar a participação feminina no cooperativismo e contribuir com o setor em nosso pais. (Ocemg)

Conteúdos Relacionados