COOPERATIVISMO III: Panorama Coop traz análises da semana sobre os principais fatos de interesse do setor

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cooperativismo II 23 04 2021Desde março de 2020, o Sistema OCB publica, semanalmente, análises sobre vários temas e seus impactos para as cooperativas. São informações que tratam de política, economia, reforma tributária, pleitos do cooperativismo em tramitação no Congresso Nacional, normativos e medidas tributárias publicadas pelo governo. Neste ano, essas análises passaram a ser divulgadas por meio do Panorama Coop, uma newsletter atualizada todas as quintas-feiras.

Especial - A edição desta semana está especial. Além da análise que traz as perspectivas para a retomada do crescimento econômico por meio das cooperativas e do acesso ao crédito, entre os destaques está o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo, ocorrido nesta quinta-feira (22/04) e transmitido ao vivo pelo canal do Sistema OCB no Youtube.

Análise econômica - A análise econômica dessa semana mostra como o acesso ao crédito e o cooperativismo são ferramentas fundamentais para superar crises. O relatório de estabilidade financeira global do FMI aponta que as instituições financeiras terão importante papel na recuperação dos países mais atingidos pela pandemia. Em média, uma em cada quatro famílias brasileiras possui alguma dívida em atraso e 53,6% tornou-se inadimplente nos últimos seis meses. Confira nesta edição os principais desafios do mercado financeiro e como os números do cooperativismo de crédito brasileiro reforçam o papel que o nosso movimento tem como indutor de desenvolvimento!

Acesse a Análise Econômica

Clique aqui e acesse todas as análises anteriores!

OCB lança agenda institucional com demandas para os três poderes - A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) lançou, nesta quinta-feira (22/04), a Agenda Institucional do Cooperativismo 2021, com as prioridades e demandas do setor no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Entre elas, o reconhecimento da importância econômica e social do cooperativismo para o Brasil; a atualização da Lei Geral das Cooperativas (5.764/71); e a criação de um marco que permita a participação do setor no mercado de seguros brasileiro. O evento foi realizado ao vivo, por meio do Youtube, com as presenças da ministra da Agricultura, Tereza Cristina; do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto; do presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Evair de Melo; e do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, além de outras autoridades dos poderes Legislativo e Judiciário.

Saiba mais!

Cooperativas de saúde são destaques em ranking da ANS Mesmo diante dos enormes desafios impostos pela pandemia, o cooperativismo continuou a mostrar resiliência, resultado e profissionalismo ao Brasil. Exemplo disso foi o desempenho das cooperativas operadoras de planos de saúde no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), ano-base 2019. O IDSS é calculado a partir de 33 indicadores definidos pela ANS, com base nos dados extraídos dos sistemas de informações gerenciais da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde, gerando uma nota para cada operadora.

Saiba mais!

Smartcoop é lançada no Rio Grande do Sul - Mais de 170 mil produtores de cooperativas devem ser beneficiados com a Smartcoop, uma plataforma digital que busca facilitar o desenvolvimento das coops agropecuárias e incentivar a intercooperação. A ferramenta, criada pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul junto com as 30 coops filiadas, foi lançada nesta terça-feira, virtualmente, num evento que contou com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Saiba mais!

Clique aqui e confira o Panorama Coop em versão digital

 

Conteúdos Relacionados