COOPERJOVEM: Comitê Gestor conhece a experiência de Pernambuco
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O Comitê Gestor do Cooperjovem - integrado pelo Sistema Ocepar e por um grupo de cooperativas do Paraná - reuniu-se nesta quarta-feira (19/03), em Curitiba, com o objetivo de planejar as ações a serem desenvolvidas em 2008 e, ao mesmo tempo, conhecer a experiência do programa desenvolvido no estado de Pernambuco pela Organização Estadual e pelo Sescoop/PE. A reunião foi coordenada pela analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop Paraná, Vanessa Cristofolli de Castro e contou, além dos integrantes do Comitê, do gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, André de Castro Sena, representante do Sescoop Nacional/OCB e da coordenadora do programa em Pernambuco, Maria Madalena do Nascimento.
Resultados - Segundo Leonardo Boesche os resultados do Cooperjovem no Paraná estão começando a aparecer e são muito positivos. Boesche lembrou que a antiga reivindicação dos educadores das cooperativas de implantar o ensino do cooperativismo nas escolas está sendo atendida agora através do Cooperjovem. André de Castro Sena, observou que tem percebido resultados muitos animadores do programa em todo o Brasil, e que "o Cooperjovem tem causado um profundo impacto nos municípios onde se encontra funcionando". Ele ainda afirmou que, num momento que se observa a falta de valores na sociedade, "o cooperativismo está disseminando à nação novos valores".
A experiência de Pernambuco - Coube a Maria Madalena do Nascimento, coordenadora do Cooperjovem em Pernambuco, repassar aos integrantes do Comitê Gestor a experiência positiva naquele estado. Segundo a educadora, o programa desperta nas crianças a importância de cooperar com as outras, possibilitando o trabalho coletivo e, muitas vezes, a criação de cooperativas embrionárias. Uma das experiências gratificantes que relatou foi sobre a mudança de atitude dos professores e alunos do Cooperjovem em relação à Credipajeú, de São José do Egito, no interior do Estado. "Antes, as pessoas passavam na frente da cooperativa e nem bola davam, achando que era um banco qualquer" afirma Madalena. Com a implantação do Cooperjovem, os alunos e professores fizeram uma visita à cooperativa e esta se tornou parceira do programa. A partir de então, a comunidade passou a ter uma nova visão da função da Credipajeú.
Vivência e crescimento - O início da implantação do programa em Pernambuco ocorreu em 2004 e hoje já beneficia 6.731 alunos de 21 escolas em 5 municípios. Para isso foram capacitados 195 professores. "O desafio foi fazer esses professores se apaixonarem pelo projeto", afirma Madalena. Isso ocorreu quando conheceram a filosofia do cooperativismo e perceberam a transformação que poderia promover. Hoje, os resultados são palpáveis. Ampla reportagem do Diário de Pernambuco de 16/03 mostra várias ações executadas por alunos e professores, entre as quais a implantação da horta em São José do Egito; a unidade de reciclagem em Santa Cruz do Capibaribe; a mini-cooperativa Cooper-Infantil em Afogados da Ingazeira; e a parceria com a cooperativa de energia e comunicação Ceralpa, também em Afogado da Ingazeira.
Expansão no Paraná - No Paraná, em 2007 o programa foi desenvolvido em 66 escolas, em parceria com as cooperativas C.Vale (Palotina), Copacol(Cafelância), Copagril (Marechal Cândido Rondon), Coagel (Goioerê), Coagru (Ubiratã), Cocamar (Maringá), Cocari (Mandaguari) e Lar (Medianeira). O programa beneficiou cerca de 10 mil alunos e capacitou 591 professores, responsáveis pela disseminação do ensino do cooperativismo nas escolas. No final do ano passado a cooperativa Castrolanda, de Castro aderiu e neste ano de 2008 já estão em fase de implantação do programa as cooperativas Integrada, Confepar e Uniodonto de Londrina. Essas cooperativas atuarão em parceria com o Sescoop Paraná e secretarias municipais da educação para a implantação do Cooperjovem na região Norte.