COOPTUR: Capacitação, novos produtos e excelência em qualidade são prioridades

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O trabalho da Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur), com sede em Ponta Grossa, vem evoluindo nesses cinco anos de existência. As primeiras operações turísticas começaram a ser realizadas em 2005, com mais de 90 cooperados presentes em sete cidades. Atualmente conta 65 cooperados em 10 municípios: Arapoti, Carambeí, Castro, Guarapuava, Lapa, Palmeira, Ponta Grossa, Prudentópolis, Sengés e Tibagi. Com possibilidade de atuar em todo o Brasil e também no exterior, a cooperativa vem conseguindo se autossustentar tendo como uma das prioridades a capacitação constante.

Aperfeiçoamento - A idéia é oferecer aos cooperados oportunidades de aperfeiçoamento profissional. Cursos e treinamentos práticos já foram organizados nas áreas de hospedagem, higiene e alimentação, condução de visitantes em roteiros histórico-culturais, oratória, primeiros socorros, entre outros. A criação e formatação de novos produtos e a constante busca pela excelência na qualidade são outras prioridades da Cooptur. O índice de aprovação dos serviços oferecidos pela cooperativa superou os 92%, superando as expectativas dos grupos atendidos.

Pioneira - A Cooptur foi a primeira cooperativa do Brasil a reunir empreendedores dos diversos setores do turismo. Como não existia um modelo adequado à realidade sócio-econômica do Brasil, ela também foi pioneira ao criar uma estrutura com estatuto e regimento interno próprios, de acordo com os preceitos do "Código Mundial de Ética no Turismo" e da "Carta de Princípios do Turismo Cooperativo". Atualmente possui um Central de reservas próprias, coordenada por uma turismóloga. No início de 2008, a Cooptur obteve registro na Embratur como agencia receptiva de viagens e turismo, que atende o mercado turístico convencional, como agências de viagens e turismo, grupos particulares, empresas, escolas, universidades e famílias.

Produtos e roteiros - A cooperativa oferece produtos e serviços turísticos por meio de roteiros que incluem visitas a cooperativas paranaenses, com foco voltado para o conhecimento de diferentes modelos de gestão, produção e tecnologia. Também organiza grupos interessados em conhecer a história, a cultura e os costumes dos imigrantes eslavos-germânicos, alemães-russos, italianos, holandeses, entre outros, que fundaram cooperativas agropecuárias, incluindo arquitetura, gastronomia, museus, grupos folclóricos de música e dança, trajes típicos. Organiza ainda atividades em ambientes naturais, com caminhadas por trilhas, visitas a recantos naturais como canyons, matas, campos nativos, entre outros. Neste ano ainda estão previstos novos pacotes como o "Caminho tropeiro" e os "Caminhos Andinos", para mostrar a importância do tropeirismo e os atrativos da região do Andes Argentinos, respectivamente. Mais informações sobre a Cooptur no site www.cooptur.coop.br.

Conteúdos Relacionados