COPAGRIL: Registrado recorde no recebimento da safra de soja
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O ano de 2010 promete ser muito especial para a Copagril, com sede em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Estado. Além da extensa programação festiva em comemoração aos 40 anos da cooperativa, a Copagril acaba de bater um recorde histórico no recebimento de grãos que havia sido registrado há 34 anos. Nos primeiros 12 anos de fundação, a cooperativa teve um crescimento fantástico em termos de produção, especialmente na soja, com produtividades muito altas, chegando, em alguns casos, a atingir até 200 sacas por alqueire. Em 1976, a Copagril havia recebido uma produção recorde de 2.365 milhões de sacas de soja, que somente neste ano foi superado.
Alteração - Em 1982 ocorreu uma alteração muito grande na região oeste do Paraná, quando foi formado o Lago de Itaipu. Muita terra fértil para plantio foi perdida, como também houve a queda na produtividade em função das alterações climáticas. Desde então, ocorreram grandes oscilações na produção e, diante do clima favorável neste ano, tivemos o recorde de produtividade e recebimento de soja.
Recebimento - Em 2010, até o momento, a produção recebida foi de 2.420 milhões de sacas de soja, com a expectativa de alcançar 2,5 milhões de sacas até o final do ano. "Podemos dizer que estamos muito felizes em podermos ter finalmente uma safra regular. Com isso, a Copagril este ano bateu o seu recorde histórico de recebimento de soja. Ficamos muito satisfeitos e 2010 vai ficar marcado na história da cooperativa, tanto porque completamos 40 anos e batemos este recorde", declara o diretor-presidente, Ricardo Silvio Chapla. (Imprensa Copagril)