DIA DO COOPERATIVISMO II: Comemorações na Coopermibra
- Artigos em destaque na home: Nenhum
No próximo dia 7 de julho será comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. Para celebrar a data, na próxima sexta-feira, dia 6, a Coopermibra (Cooperativa Mista Agropecuária do Brasil) realiza em sua sede, em Campo Mourão, um dia de atividades voltadas a divulgação sobre o conceito de cooperativismo. Uma dessas atividades será a campanha de conscientização sobre a doação de medula óssea entre funcionários, cooperados e a população em geral, com apoio do Hemonúcleo da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão. Em parceira com os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Faculdade Integrado, a Coopermibra vai realizar também um dia de orientação. No atendimento que será feito por professores e estudantes de Agronomia e também por membros da equipe técnica da Coopermibra, agricultores e moradores da região terão a oportunidade de esclarecerem dúvidas sobre doenças e cuidados com as plantas.
Olho Vivo - Uma equipe do Projeto Olho Vivo estará a disposição para fazer análises foliares que podem identificar doenças que atacam as plantas. Esse tipo de análise é importante porque o produtor pode identificar se em sua propriedade ainda existem focos de doenças como a Ferrugem Asiática. Assim, com a orientação da assistência técnica, ele poderá realizar o tratamento preventivo para evitar o ataque da doença na próxima safra de verão.
Orientação - Já em relação a Medicina Veterinária, o atendimento será voltado para orientar donos de pequenos animais como cães, gatos e outros, sobre alimentação, vacinação, doenças e outros cuidados que devem ser dispensados para que os “bichinhos” se mantenham saudáveis. As orientações e análises foliares serão realizadas mediante a entrega de alimentos não perecíveis que serão destinados a uma entidade social da cidade. O trabalho em frente à sede da Coopermibra será realizado das 8 às 17 horas.
Cooperativismo – Baseado num conjunto de valores e princípios concebidos para fomentar a paz e em valores como a solidariedade, a democracia e a igualdade, o cooperativismo tem sido o alicerce para milhões de milhões de pessoas em vários países do mundo. Seja desenvolvendo a agricultura, a economia, o sistema habitacional, a saúde, a segurança, a educação, o transporte, o trabalho e outros setores, o cooperativismo tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida de pessoas, cidades, estados e países com a geração de empregos e renda. A sociedade cooperativa que conhecemos hoje teve origem nos anos 30 do século XIX com Robert Owen. Em 1844 foi criada na Inglaterra a "Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale" - uma cooperativa de tecelões criada para facilitar a compra de produtos e bens de consumo em maior quantidade e com menor preço. O sistema rapidamente se espalhou por vários países da Europa. No Brasil o cooperativismo teve quando o médico francês Jean Maurice Faivre fundou no interior do Paraná a colônia “Tereza Cristina”. Apesar de seu funcionamento ter sido breve, o sistema associativo desse grupo foi um marco para o cooperativismo brasileiro.
Organização - Com o crescimento do cooperativismo mundial passaram a ser criadas também as uniões, federações e confederações de cooperativas que fortaleceram ainda mais o sistema. Em 1895 foi criada a ACI - Aliança Cooperativa Internacional, que tem como objetivos principais a promoção e o fortalecimento das cooperativas. No Brasil essa missão é cumprida pela OCB – Organização das Cooperativas do Brasil e no Paraná, pela Ocepar – Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná. Hoje, quase 200 anos depois de Owen, o cooperativismo é o maior movimento social do planeta congregando cerca de 2,8 bilhões de pessoas, quase um terço da população mundial. No Brasil são cerca de 7,6 mil cooperativas que congregam 7,3 milhões de associados.
Estado - No Paraná o cooperativismo envolve cerca de dois milhões de pessoas. “A Coopermibra tem orgulho de fazer parte desse sistema”, afirma o diretor vice-presidente da Cooperativa, engenheiro agrônomo Valdomiro Bognar. Ele lembra que a principal proposta para a criação da Coopermibra foi o fortalecimento do sistema cooperativista regional. Objetivo esse que vem sendo alcançado a cada ano com a adesão de um número cada vez maior de associados que entendem ser esse o melhor caminho. (Imprensa Coopermibra)