DIA INTERNACIONAL: Comemorações do cooperativismo acontecerão no dia 5 de julho

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Comemorado sempre no primeiro sábado do mês de julho (este ano, a data cai no dia 5 de julho), o Dia Internacional do Cooperativismo é uma data  especial para todos que fazem parte deste sistema que aposta na força da união para a construção de resultados, geração de trabalho e renda e melhoria da qualidade de vida de milhões de pessoas.  Mundialmente, a cada ano, são reverenciados 28 pioneiros de Rochdale, na Inglaterra, precursores do cooperativismo em 1844. Pessoas que acreditaram e proporcionaram o nascimento desta idéia, alicerçada nos princípios da força do trabalho, união e solidariedade, objetivando o bem comum de todos.

Presença forte - O cooperativismo está presente em todos os continentes e em vários ramos: agropecuário, crédito, educação, eletrificação, consumo, trabalho, saúde, habitacional, transportes, entre outros. Reúne milhões de cooperados que, juntos, acreditam e comemoram o sucesso deste sistema. Um sistema que vem alavancando o desenvolvimento mundial e que tem na participação dos seus integrantes a sua maior força.

Um pouco de história - O Dia Internacional do Cooperativismo foi instituído em 1923, no Congresso da Aliança Cooperativa Internacional - ACI, com o objetivo de comemorar, no primeiro sábado de julho de cada ano, a confraternização de todos os povos ligados ao Cooperativismo. Originalmente denominava-se "Dia da Cooperação". Com o tempo passou a ser chamado "Dia do Cooperativismo", e atualmente, "Dia Internacional do Cooperativismo". No Brasil, a construção de um estado cooperativo surgiu com os jesuítas por volta de 1610. Por mais de 150 anos, esse modelo deu exemplo de sociedade solidária, fundamentada no trabalho coletivo, onde o bem-estar do indivíduo e da família se sobrepunha ao interesse econômico da produção.

Brasil - Mas o movimento cooperativista no Brasil surgiu mesmo em 1847 nos sertões do Paraná seguindo modelos europeus. A partir desta data cada cooperativa fez sua própria história. No Brasil, existem 7.600 legalmente formadas em todo o País, abrangendo 13 ramos do cooperativismo.

Exemplo de organização - O cooperativismo paranaense, além de ser lembrado pelo seu pioneirismo, também se destaca por ser um dos mais organizados do País. Responsável por uma parcela significativa da economia do estado, o sistema cooperativista responde por 16,5% do Produto Interno Bruto do Estado e 55% do PIB agropecuário. Atuando direta, e de forma organizada, no desenvolvimento dos seus cooperados, as cooperativas geram trabalho e renda e contribuem para a melhoria da qualidade de vida de integrantes e familiares. No Paraná, as 234 cooperativas registradas no Sistema Ocepar reúnem mais de 450 mil cooperados e respondem por mais de 50 mil empregos diretos e por mais de 920 mil postos de trabalho. Isto demonstra a força de um setor que, baseado em princípios e valores universais fortemente solidificados, se desenvolve independentemente de território, língua, credo ou nacionalidade, como uma alternativa socioeconômica que leva ao sucesso com equilíbrio e justiça entre os participantes.

Conteúdos Relacionados