EMÍLIA ROMAGNA: Formação de Executivos e Líderes Cooperativas começa na segunda-feira

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

"O sistema cooperativo italiano, em especial, da Região Emília Romagna: marco legal, organização, dinâmica de mercado e governança", é o tema do primeiro módulo do curso de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas", que começa na próxima segunda-feira (09/06), em Curitiba. O curso conta com a participação de 25 executivos e dirigentes cooperativistas do Estado. A realização é uma parceria do governo da região de Emília Romagna, localizada no norte da Itália, e reconhecida como um dos melhores exemplos de uma economia cooperativa de sucesso, e das centrais cooperativas locais (Legacoop e Confcooperative), com o governo brasileiro e Sebrae Nacional. Também são parceiros do projeto o Sebrae Paraná, com a coordenação de Ricardo Schiffini Dellamea, e a Ocepar/Sescoop, cuja coordenação está a cargo de Humberto César Bridi, da área de Desenvolvimento Humano.

Objetivos - O curso faz parte do projeto Paraná-Emília Romagna, e tem por objetivo capacitar executivos com uma visão internacional de negócios, com base na experiência do cooperativismo de outros países; estabelecer processos de geração de cooperação e negócios entre as cooperativas brasileiras e as cooperativas internacionais; promover o intercâmbio entre as instituições tecnológicas brasileiras com outros países; e gerar mecanismos para multiplicação do projeto em outras regiões do Brasil.

Módulo I - O curso é formado por quatro módulos. O primeiro terá a duração de uma semana e será coordenado pelo professor Luigi Vannini, docente de "Sistemas econômicos e agricultura de cooperação no sistema agro-alimentício" e de "Economia e política territorial" na faculdade de Ciências Agrárias da Universidade de Bologna e pelo professor Riccardo Gefter, coordenador dos programas de capacitação em cooperativismo da Universidade de Bologna em Buenos Aires.  Também haverá a participação de técnicos da Ligacoop e Cofecooperativa.

Demais Módulos - O segundo módulo está programado para o mês de setembro, quando os participantes farão uma visita técnica à Itália e Alemanha, com a finalidade de conhecer diretamente as cooperativas, os consórcios, os centros de serviços e os outros atores da economia cooperativa local. No terceiro, programado para novembro, os participantes viajarão à Argentina para receber conteúdos teóricos sobre a legislação das cooperativas argentinas e conhecer casos de cooperativas de sucesso através de visitas técnicas temáticas (leite, carnes, orgânicos, entre outros).  No quarto módulo,  que acontecerá em dezembro, haverá apresentação de estudos e análise comparativa dos sistemas cooperativos Italiano, Argentino, Alemão e Brasileiro.

Conteúdos Relacionados