ENCONTRO ESTADUAL II: Stephanes destaca a importância da integração
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A contribuição dos pesquisadores da Embrapa e do Inmet nos avanços conquistados pelo setor agrícola foi ressaltada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, na sexta-feira (30/11), durante o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses. "Só o Inmet dispõe de mais de 70 profissionais, que trabalham em 210 projetos para prevenir os efeitos das mudanças climáticas na agricultura e em pesquisas apontando cenários futuros", destacou o ministro. O ministro elogiou também a maciça participação dos jovens no encontro. Na sua opinião, a adesão dos jovens é indício importante de continuidade do cooperativismo no estado.
Cooperativas do PR - O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas, agradeceu a presença atuante de Reinhold Stephanes à frente do Ministério da Agricultura, Produção e Abastecimento (Mapa) e destacou a importância do Paraná como primeiro produtor e exportador de frango do País. "Hoje, o Paraná trabalha com valor bruto de produção de R$ 3 bilhões, com sinais de rápida recuperação", comemorou. O presidente da Organização de Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR), João Paulo Koslovski, ressaltou a relevância do papel dos cooperandos na economia do estado. "Mais de dois milhões de paranaenses atuam na comunidade cooperativista", acrescentou.
Reconhecimento - Koslovski evidenciou a ajuda do ministro na questão do agronegócio. Disse que não há um produtor no país que desconheça a atuação de Reinhold Stephanes como referência de gestor público. Ele frisou que as políticas implementadas pelo ministro e o lançamento do Plano de Safra, em junho, garantem a estabilidade do setor. Na sua opinião, o ministro "é um grande articulador e tem uma virtude que poucos homens públicos têm: sabe ouvir e toma sempre as decisões corretas".
Paraná - Koslovski informou que hoje, estado é o primeiro na produção e exportação de frango no Brasil. É campeão na produção de milho, trigo, feijão e cevada. É o segundo colocado na produção de soja e açúcar e o terceiro, em suínos. (Mapa)