ENERGIA II: Matérias-primas e tecnologias em destaque
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Uma nova tecnologia de produção de biodiesel a partir da mamona foi apresentada no primeiro painel de palestras do "3º Seminário - A inserção das cooperativas no processo de produção de biodiesel". O tema foi exposto por André Goja (foto), do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes/Petrobras). Ele falou do critério químico da transesteritificação para produção do biodiesel e de sua sustentabilidade ambiental, econômica e social. Goja também tratou do cenário atual e das tendências para uso desse tipo de tecnologia.
Pinhão - O professor do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) Dilermando Pacheco apresentou o tema "Balanço mineral do pinhão manso: composição mineral da planta e adubação". "Quando o pinhão foi divulgado como opção para produção de biodiesel, surgiu a necessidade de definir melhor sua composição mineral. A pesquisa permite saber se a planta pode ser cultivada em qualquer tipo de solo, se tem adaptação", comenta. "A partir dos nossos estudos, soubemos que o pinhão manso não é uma planta tão rústica quanto divulgado anteriormente. É exigente em fertilidade do solo, ou seja, requer um solo com adubação. É uma boa opção, mas é preciso ter um sistema de produção validado", explica.
Recuperação de áreas - Em seguida, Carlos de Arruda Camargo, da Associação dos Amigos dos Bairros Rurais (AABR), falou sobre um case, "O cultivo de pinhão manso na região da Mata Atlântica: plantios experimentais no Vale do Paraíba". Camargo mostrou um exemplo de recuperação de áreas degradadas, de recuperação do solo, utilizando culturas diversificadas, como o capim, o girassol e o feijão, intercalados com o pinhão manso. (Informe OCB)