Há cem anos, fundador da caixa rural defendia \"exportar mais\"
- Artigos em destaque na home: Nenhum
História - O padre Theodor Amstad era profundo conhecedor do sistema cooperativo de crédito europeu. Mas até poder aplicar aqui todos os seus conhecimentos teve muito trabalho porque os colonos, por estarem longe de sua terra natal, sem informações e praticamente isolados dos demais centros urbanos da época, desconheciam totalmente o assunto, o que tornava muito mais difícil a tarefa. Era preciso, primeiro, reunir os colonos, conscientizá-los da necessidade de unirem-se para buscarem juntos as soluções de seu problemas. Na realidade o padre Theodor Amstad já vinha trabalhando há algum tempo e a semente do cooperativismo de crédito já tinha sido lançada na conferência na fundação da Associação dos Agricultores - "Bauerverein" em Feliz em fevereiro de 1900.
Plataforma cooperativista Além das preleções no púlpito da igreja, o padre deixou muitos argumentos sobre a necessidade de se iniciar o movimento cooperativo em busca da independência econômica. Na sua justificativa durante a fundação da Associação dos Agricultores, em Feliz, em fevereiro de 1900, afirmava: "Com a carroça cheia e as alimárias(animais de carga) carregadas do fruto de seu pesado trabalho e do resultado de muito suor, o colono se dirige à casa comercial, mas as bugigangas estrangeiras, que recebe em troca, para levar para casa, ele facilmente pode colocar debaixo do braço... Por isto a queixa, que hoje se ouve com freqüência: 'Pelas nossas coisas nada recebemos, porém pelo que compramos devemos pagar o valor duplo e triplo!' Assim estareis de acordo comigo se eu vos digo: 'A dependência econômica, na qual atualmente nos encontramos em relação a outros países, é na verdade uma nova escravatura, que está ameaçando o nosso país!' Como foi um ponto de honra abolir a antiga escravatura, assim agora para o verdadeiro brasileiro constitui uma questão de brio afastar com mão firme esta nova escravatura do nosso querido Brasil.
Os frutos da cooperação - Se uma grande pedra se atravessa no caminho e 20 pessoas querem passar, não o conseguirão, se um por um a procuram remover individualmente. Mas se as 20 pessoas se unem e fazem força ao mesmo tempo, sob a orientação de um deles, conseguirão solidariamente afastar a pedra e abrir caminho para todos." Esse foi um dos argumentos mais fortes utilizados pelo padre para convencer os agricultores de Linha Imperial a integrarem a caixa rural. Assim mesmo, apenas 19 deles participaram da assembléia de constituição da cooperativa, sendo o padre o vigésimo nome da lista. A "Caixa Econômica e Empréstimos 'Amstad' de Nova Petrópolis", começou funcionando na casa do então primeiro gerente, Joseph Neumann Sênior, que ficava a 5 Km do centro de Nova Petrópolis em direção a Linha Imperial. Em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, mudou o nome para "Caixa Auxiliar do Sindicato Agrícola de Nova Petrópolis", quando a escrituração, correspondência e atas passaram a ser redigidas em língua portuguesa, ao invés de alemão gótico.
A crise com a reforma bancária - O governo militar, em 1964, implantou a reforma bancária, que altamente prejudicial ao sistema cooperativista em função de várias medidas: captação de depósitos somente de associados; associação de pessoas que exerciam atividade predominantemente agrícola ou pecuária, antes liberado para qualquer profissão; fechamento de filiais existentes; extinção da Central de Caixas Rurais; fixação de taxas de juros muito baixas para os depósitos e até para os empréstimos (fora do mercado); depósito obrigatório da reserva técnica no Banco do Brasil S.A., sem juros; proibição para aplicação do Fundo de Reserva em letras do Tesouro ou outros títulos públicos; exclusão das cooperativas de crédito da câmara de compensação de cheques. Essas restrições fizeram desaparecer 52 das 66 cooperativas de crédito do Rio Grande do Sul. A cooperativa de Nova Petrópolis, hoje Sicredi Pioneira, que sobreviveu, foi uma das nove fundadoras da central Cocecrer em 1992, que originou, depois, o Sicredi.