IAPAR: Dia de campo em Londrina
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) programou para a próxima sexta-feira (07/03), a partir das 8h, seu dia de campo de verão. A atração deste ano é o sombreamento de cafezais, técnica indicada para proteger as plantas da geada e também das altas temperaturas, favorecendo o aumento da produtividade. Segundo os pesquisadores, é ainda uma boa alternativa para proteger o solo e, ao mesmo tempo, diversificar a produção nas pequenas propriedades do Paraná. Uma das possibilidades mostrada no encontro é o consórcio café-seringueira, que oferece uma opção adicional de renda aos produtores: a comercialização da borracha.
Biodiesel - No módulo de biodiesel serão apresentadas as espécies de primavera-verão girassol, amendoim, mamona, cártamo, tungue e pinhão-manso. As pesquisas que o Iapar desenvolve com oleaginosas para obtenção de óleo combustível visam oferecer opções para diversificação de cultivos e obtenção de renda aos produtores. Os estudos se concentram na busca de espécies que ofereçam maior produção de óleo por hectare e possam ser encaixados nos sistemas de produção já utilizados nas propriedades paranaenses - geralmente baseados na sucessão soja, trigo e milho. O Instituto também investiga o aproveitamento das tortas resultantes do esmagamento para alimentação animal e adubação orgânica.
Algodão - Serão apresentadas duas variedades de algodão recentemente finalizadas pelo Iapar. IPR 140 se destaca pela maior resistência ao nematóide Rotylenchulus reniformis, espécie que predomina nas regiões de solo basáltico e causa graves prejuízos aos agricultores. Sua produtividade pode superar os 4.500 quilos por hectare, com alto rendimento de fibra. Já a cultivar IPR Jataí foi desenvolvida para cultivo em solos mistos e arenosos, onde há predominância do nematóide Meloidogyne incognita. Apresenta elevada produtividade, alto rendimento de fibra e resistência múltipla às principais doenças da cultura. (Imprensa Iapar)