IAPAR: Plantio direto em pequenas propriedades da África é tema de evento

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Empresários e técnicos ligados ao ministério da agricultura do Quênia e da Tanzânia participam, em Londrina, de um workshop com pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e fabricantes nacionais de máquinas e implementos para plantio direto em pequenas propriedades. O evento começou nessa segunda-feira (19/05) e prossegue até quarta-feira (21). O encontro é uma atividade do projeto Sard (sigla em inglês para Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentáveis), da FAO, órgão das Nações Unidas para agricultura e alimentação que, em parceria com o governo daqueles países e com a Rede Africana de Agricultura Conservacionista, promove ações visando incrementar soluções "ambientalmente corretas, tecnicamente apropriadas, economicamente viáveis e socialmente aceitáveis", explica Josef Kienzle, consultor do organismo internacional que acompanha o grupo. O principal objetivo do workshop é facilitar a interação entre empresários brasileiros e africanos, visando favorecer o suprimento de máquinas e equipamentos para plantio direto no Quênia e na Tanzânia.

Semelhanças - De acordo com Tiago Pellini, diretor científico adjunto do Iapar, "a pequena produção tem similaridades no Brasil e na África, e há vários anos a instituição tem pesquisadores envolvidos em projetos da FAO naquele continente", acrescentando que o instituto tem "forte tradição" em pesquisas sobre plantio direto na pequena propriedade, inclusive no desenvolvimento, adaptação e avaliação de equipamentos para esse tipo de produtor. O projeto que a FAO desenvolve nos dois países africanos envolve cerca de 3.000 produtores. A área média das propriedades é inferior a dois hectares, segundo Josef Kienzle.

Visitas - No Brasil há mais de uma semana, a comitiva já percorreu os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, visitando fábricas de máquinas e equipamentos. No Paraná, os africanos também estiveram na estação experimental do Iapar em Ponta Grossa, onde conheceram resultados de pesquisas. A programação do workshop prevê o relato e troca de experiências técnicas e de cooperação, além de espaço para discussões individuais entre os fabricantes de máquinas e equipamentos dos três países envolvidos no evento. Pelo Brasil, estão participando as seguintes indústrias: Baldan, Fitarelli, Jumil, Krupp, Kulzer, Semeato e Socidisco. A realização do evento também conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio (Faepagro), de Londrina. (Imprensa Iapar)

Conteúdos Relacionados