JAPÃO: Governo lidera missão comercial para ampliar mercado de soja e álcool

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O governador Roberto Requião viaja na quarta-feira (16/05) ao Japão acompanhado por uma comitiva de empresários, secretários de Estado e representantes da comunidade nipônica para fortalecer as relações culturais e comerciais com o Paraná. Os dois principais assuntos a serem debatidos com governadores de províncias e empresários japoneses serão as comemorações do centenário da imigração japonesa ao Brasil e a ampliação da exportação de álcool, soja e produtos industrializados. No retorno, a comitiva passa pela França para reuniões de avaliação dos acordos formalizados durante a Semana da França, em 2005, e com a região de Rhône Alpes, assinados em 2006 e no início deste ano. Para o presidente da Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná (Alcopar), Anísio Tormena, a viagem ao Japão pode garantir ao Estado um dos maiores compradores de álcool combustível no mercado externo. “O contato com os japoneses começou há alguns anos e eles buscam a garantia de fornecimento para mudar sua matriz energética”, destaca.

Expansão - “Como estamos num processo de expansão nacional de produção, podemos garantir a regularidade no fornecimento que eles necessitam”, afirma ainda Tomena. O Japão consome cerca de 60 bilhões de litros de gasolina por ano e algumas províncias já estudam a adição de álcool. “A adição de apenas 3% de álcool na gasolina num dos grandes mercados do mundo é uma soma considerável”, avalia. A produção de álcool do Paraná cresceu 30% na última safra, com uma colheita próxima de 32 milhões de toneladas de cana e a produção de 1,5 bilhão de litros de álcool. A expansão na produção acontece principalmente na região Noroeste do Paraná, onde também se concentra a maioria das usinas do Estado.

Meta - A meta do setor é crescer mais 50% até 2008, o que vai amplia para 450 mil hectares a área plantada de cana-de-açúcar no Estado. Atualmente, a área é de mais de 350 mil hectares. O setor gera mais de 80 mil empregos diretos e 500 mil indiretos no Estado. (Agência de Notícias)

Conteúdos Relacionados