MARKETING DE VAREJO: Parceria entre Sescoop-PR e ESPM continua em 2008
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A Escola Superior de Propaganda e Marketing, de São Paulo, é referência no Brasil na área educacional, oferecendo cursos para todas as fases da carreira, desde o ingresso do profissional no mercado de trabalho até cursos para altos executivos. Com o compromisso de oferecer qualidade e excelência na capacitação profissional das cooperativas paranaenses, o Sescoop-PR buscou na ESPM parceria para realização do primeiro curso de Pós-Graduação de Marketing de Varejo voltado para o setor cooperativista do Estado.
Participação - Realizado com o objetivo de auxiliar as cooperativas a incrementarem seus resultados no varejo, o curso conta com a participação de 32 representantes das áreas de vendas e marketing de 11 cooperativas agropecuárias paranaenses. As aulas, realizadas de 27 de abril a 24 de novembro, no formato de módulos, aconteceram em Maringá, Cascavel e Curitiba, totalizando 144 horas de aulas. Todo o curso foi patrocinado pelo Sescoop-PR. Os participantes tiveram, apenas, despesas com passagens, hospedagem e alimentação.
Continuação em 2008 - "Em 2008, pretendemos concluir o programa, oferecendo as mesmas disciplinas dadas nos cursos de pós de São Paulo. O diferencial é que, por ser um curso exclusivo, montado para o Sistema Ocepar/Sescoop-PR, o conteúdo é customizado, ou seja, adaptado às necessidades das cooperativas", explica o coordenador do Núcleo de Varejo da ESPM, Ricardo Pastore, que esteve ontem, em Curitiba, reunido com o superintendente adjunto do Sistema Ocepar/Sescoop- PR, Nelson Costa, e com o gerente Técnico e Econômico, Flávio Turra. Realizada com o objetivo de avaliar os trabalhos e planejar as ações para 2008, a reunião contou ainda com a participação do analista econômico Robson Mafioletti, e do analista de Desenvolvimento Humano Cristiano Michalovicz. "Vamos agora apresentar as propostas para as cooperativas, mas objetivo é retomar as aulas em meados de março", revela Mafioletti.
Teoria e prática - O programa de 2007 teve os seguintes temas: posicionamento estratégico, marketing de varejo, trade marketing, suppy chain/logística, gestão de vendas no varejo, e finanças de varejo para não financeiro. "Oferecemos informações e conhecimentos que para muitos era novidade. Isso é normal. Precisamos criar a sensação de que as pessoas não sabiam que não sabiam, ou sequer tinham noção que existiam. O objetivo é propiciar conhecimento de ponta, mas também muito práticos para aplicação no dia a dia. A preocupação é criar visão, ampliar o campo de conhecimento, entretanto de uma forma que os alunos não precisem chegar lá na frente para começar a agir. Podem começar a agir agora", afirma.
Marketing de varejo como estratégia - Marketing de varejo é a adaptação da teoria do marketing para a atividade de distribuição. Diferente do marketing voltado para o produto, em que o ênfase é o lançamento, comunicação ou construção de marcas, no marketing de varejo as ações são direcionadas para a venda ao consumidor final. "O ano de 2007 foi bom para o varejo em geral, o setor deve crescer acima de 5% em vendas, a rentabilidade também cresceu. Há um otimismo generalizado", revela Ricardo Pastore.
Importância para as cooperativas - De acordo com ele, as cooperativas, que têm uma tradição e um amplo conhecimento na área produtiva, precisam agora desenvolver conhecimento e excelência na atividade de distribuição. "Para colocar os produtos nos pontos de venda, é preciso desenvolver conhecimento sobre a atividade varejista, a ponto de utilizar esse conhecimento como um diferencial", disse. Esse diferencial é possível, porque grande parte do varejo é desprovido de conhecimento na atividade de distribuição, principalmente, as pequenas redes ou lojas independentes. "Se os pequenos proprietários não possuem esse conhecimento, os fornecedores podem auxiliar de um jeito diferente do que simplesmente dar desconto, que é a coisa mais comum e prejudicial para quem vende, porque de tanto dar desconto, os produtos vem perdendo margem. Uma maneira de amenizar esse processo de perda é oferecer outros serviços. E o conhecimento é um dos mais valorizados", conclui.