MEIO AMBIENTE: Paraná apresenta Programa Mata Ciliar no 7.º Encontro Verde das Américas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, apresentou na quarta-feira (12/09), em São Paulo, os resultados obtidos pelo Programa Mata Ciliar, na sétima edição do Encontro Verde das Américas - "Conferência das Américas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável". "O Paraná faz o contraponto na política ambiental do Brasil e hoje passa, a partir desta oportunidade, a ser conhecido nas Américas. Não existe política ambiental sem que haja por parte do principal governante de um Estado o compromisso com o meio ambiente. Isso significa que há a necessidade de escolhermos governantes comprometidos com a causa como foi feito no Paraná", destacou o secretário em seu discurso, utilizando como exemplo as 64 milhões de árvores já plantadas pelo Programa Mata Ciliar. O evento, também aconteceu no Memorial da América Latina e reuniu mil pessoas na solenidade de abertura. Entre os participantes, lideranças ambientais de diversos paises, assim como, autoridades, tecnólogos, órgãos ambientais universitários, pesquisadores e representantes de Organizações Não-Governamentais (ONGs) nacionais e internacionais.
Produção de mudas - Durante sua apresentação, o secretário Rasca mostrou fotos sobre a produção de mudas, viveiros e espécies plantadas antes e depois do Programa Mata Ciliar. "Em 2003 os 22 viveiros estaduais produziam 3 milhões de mudas por ano apenas, sendo 90% de espécies exóticas. Hoje, entre viveiros públicos e outros 412 doados a parceiros conveniados ao Programa são produzidas 25milhoes de mudas anualmente, somente de espécies nativas e apropriadas para recuperação de ecossistemas", mencionou Rasca. Ele lembrou ainda que, somente neste ano, já foram plantadas 6 milhões de mudas todas cadastradas na ação mundial da Organização das Nações Unidas "Plantemos pelo Planeta - Campanha do 1 Bilhão de Árvores" e fizeram do Paraná o maior parceiro brasileiro da campanha.
Objetivo - O encontro é um fórum permanente aberto a todos que buscam ou que trazem experiências bem-sucedidas para serem apresentadas. Com isso seu principal objetivo é o progresso e o desenvolvimento sócio-ambiental e econômico, do Brasil, das Américas e dos demais continentes. A iniciativa tem o apoio das Nações Unidas; da Organização dos Estados Americanos (OEA); de vários Ministérios, dentre eles o Ministério da Cultura e embaixadas. Ao final do evento, será elaborada a Carta Verde das Américas, onde constam orientações, recomendações, propostas e sugestões sócio-ambientais a governos e instituições nacionais e internacionais. A carta-documento será enviada para as autoridades competentes do Brasil, das Américas e dos demais continentes, bem como para organismos e conferências internacionais. (Agência Estadual de Notícias)