MEIO AMBIENTE: Paraná terá maior evento do País no Dia Mundial da Água

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Paraná, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - realiza nesta segunda-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, o evento "Água Limpa para um Mundo Saudável" - promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), Fundação Roberto Marinho, Agência Nacional de Águas e o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec). Este evento, que acontece na sede do Lactec, em Curitiba, desde as 8h, discutirá ações prioritárias para reduzir a escassez da água no mundo, com a participação de técnicos e especialistas em água de diversos países e Estados brasileiros. O Sistema Ocepar foi representado na abertura do evento pelo superintendente adjunto, Nelson Costa.

Relatórios - Outra novidade que será apresentada no "Água Limpa para um Mundo Saudável" são os relatórios de qualidade das águas dos rios da Região Metropolitana de Curitiba e dos reservatórios do Paraná, bem como o Plano Estadual de Recursos Hídricos, Planos de Bacia Hidrográficas e Planos Municipais para a Gestão dos Recursos Hídricos do Paraná. O material foi desenvolvido com o apoio técnico do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto Paranaense das Águas/Suderhsa e Emater.

Planos de Recursos Hídricos - Aprovado em dezembro de 2009, pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos, o Plano Estadual de Recursos Hídricos será atualizado de quatro em quatro anos, para orientar a elaboração dos planos plurianuais do Paraná e seus orçamentos anuais. "O Plano Estadual de Recursos Hídricos, inédito no País, propõe estratégias e ações necessárias para garantir a qualidade e a quantidade da água das bacias hidrográficas, buscando o aproveitamento dos recursos hídricos em função do desenvolvimento esperado para cada uma das Bacias do Estado", diz Rasca Rodrigues, secretário do Meio Ambiente.

Legislação - O Plano de Recursos Hídricos é um dos instrumentos estabelecidos pela lei federal 9.433/97 e estadual 12.726/99, também conhecida como Lei das Águas, na qual ocorre um pacto entre o Poder Público, os usuários dos recursos hídricos (indústrias, irrigação, setor de abastecimento de água, geração de energia) e a sociedade civil (Ongs, sindicatos, universidades, associações comunitárias), para fundamentar e orientar a gestão de águas no Brasil. (AEN)

Conteúdos Relacionados