PLURICOOP: Prática de meditação transcendental é oferecida para cooperativas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Entre os vários serviços profissionais que integram a grade da Pluricoop (Cooperativa de Trabalho de Executivos em Gestão e Treinamento), sediada em Maringá (PR), a meditação transcendental tem conquistado espaço inclusive no ambiente profissional pelos benefícios que proporciona aos seus praticantes.
Parceria - Cleide Bulla, presidente da Pluricoop, informa que a entidade firmou parceria com o Instituto David Lincyh, de São Paulo, para aplicação dessa técnica em projeto específico às cooperativas paranaenses, aprovado em janeiro deste ano pelo Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo (Sescoop/PR).
Qualidade de vida - “As cooperativas poderão aderir a essa prática, considerando o 7º princípio do cooperativismo, que é a preocupação com a comunidade, contribuindo na melhoria e qualidade de vida e de bem-estar, podendo envolver colaboradores e cooperados”, afirma Cleide.
Doenças - Segundo a especialista Rosário Louzada, o estresse causado pela pressão do dia a dia, a preocupação frente aos desafios e a angústia trazida pelas incertezas da pandemia podem, na avaliação de estudiosos, originar doenças psicossomáticas que afetam a saúde física e mental.
Fácil aprendizagem - Conforme ela explica, a meditação transcendental é uma técnica mental milenar de relaxamento, cientificamente comprovada, de fácil aprendizagem, que pode ser praticada em qualquer lugar ou situação, diariamente. Para isso, a pessoa permanece sentada confortavelmente por um período de apenas 20 minutos, duas vezes ao dia.
Benefícios - O controle da ansiedade, a melhora da concentração, foco e memória, o controle e a melhora da pressão arterial seriam alguns dos principais benefícios. “O sentimento de tranquilidade e de realização pessoal também devem ser considerados”, diz Rosário, acrescentando que a prática pode, também, transformar o ambiente profissional, aumentar a produtividade, motivação, foco e emoções positivas, diminuir o absenteísmo, sintomas relacionados à depressão, ansiedade, irritabilidade e promover o retardamento do envelhecimento precoce, o relaxamento profundo e o alívio do estresse.
Comprovada - “A meditação transcendental ainda melhora a criatividade, diminui o bloqueio criativo, fortalece o sistema imunológico e desenvolve a inteligência emocional”, ressalta a especialista, mencionando ser a única técnica cientificamente comprovada capaz de reduzir em até 80% o ataque de risco cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).
Em Maringá - A Universidade Estadual de Maringá (UEM) conta com um espaço dedicado a ensinar essa técnica, que é incentivada também entre os profissionais do 4º Batalhão de Polícia Militar.
Oportunidade - As cooperativas interessadas podem entrar em contato com a Pluricoop pelos telefones (44) 3346-5493, 99912-3534 e 99942-0761. (Imprensa Pluricoop)