PÓS-COLHEITA: Conferência Brasileira reúne mil participantes em Foz

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com cerca de mil participantes foi aberta nesta terça-feira (19/10), em Foz do Iguaçu, a 5ª Conferência Brasileira de Pós-Colheita e o Fórum Latino Americano de Pós-Colheita, promovidos pela Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapos) e pelo grupo Cotriguaçu  e suas cooperativas filiadas (C.Vale, Coopavel, Coopacol e Lar). Participaram da solenidade de abertura do evento, o presidente da Copacol e Cotriguaçu, Valter Pitol, o pesquisador da Embrapa e presidente da Abrapos, Irineu Lorini, entre outras autoridades. Na sequência, foi proferida a palestra sobre Mercado Nacional e Internacional de Grãos pelo consultor econômico Juan Jensen.

Desafios - Já o presidente do Sistema da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski, palestrou sobre Cadeias Produtivas, Agregação de Valor no Agronegócio. Koslovski, acredita que o valor da transformação de produtos agrícolas sofre a influência de fatores internos, como a política agrícola e a infraestrutura, e de fatores externos, como as políticas cambiais e a demanda do mercado. Ele destacou alguns desafios que necessitam ser superados, entre eles, a ampliação no volume de processamento e de transformação dos principais produtos brasileiros com maior valor agregado e a aplicação de recursos para incremento da agroindústria cooperativista. (Imprensa Copacol)

Números - Dados do sistema de armazenagem de grãos no Brasil:

- Capacidade brasileira de armazenagem (capacidade estática): 135,1 milhões toneladas;

- Quantidade de armazéns brasileiros: 17.548 unidades;

- Armazéns graneleiros (produtos a granel): capacidade para 109,0 milhões toneladas de grãos (80% do total produzido), distribuídos em 10.216 unidades graneleiras;

- Armazéns convencionais (produtos ensacados): capacidade para 26,1 milhões toneladas de grãos (20% do total produzido) / distribuídos em 7.332 unidades convencionais. (Fonte: Conab, ago. 2010).

Conteúdos Relacionados