RAMO CRÉDITO: Central Sicredi PR apresenta resultados positivos durante AGO
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O período compreendido entre os anos de 2006 e 2009 foi de muitas conquistas para o Sicredi no Paraná. A Central Sicredi PR, que congrega 25 cooperativas singulares no Estado, atuando também em algumas cidades do norte de Santa Catarina e sul de São Paulo, apresentou os resultados positivos da gestão do Conselho de Administração, que atuou nos últimos quatro anos. A prestação de contas aos associados aconteceu durante Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada na última terça-feira (23/03), em Curitiba.
25 anos - O evento é um dos acontecimentos mais importantes do calendário da cooperativa, que também aproveitou a ocasião para celebrar os 25 anos de atuação no Paraná, com a presença dos presidentes das cooperativas de crédito filiadas e autoridades do cooperativismo paranaense.
Conquistas - A pauta de discussões foi focada nas conquistas mais importantes deste período. Segundo o presidente da Central Sicredi PR e Sicredi Participações, Manfred Alfonso Dasenbrock, o Sistema de Cooperativismo de Crédito constituiu a Holding Sicredi Participações S/A, e passou a atuar dentro de um novo modelo de gestão baseado nos princípios de governança corporativa, que gerou mais eficiência e visão de longo prazo ao Sistema. "A crise econômica mundial não trouxe reflexos para nossas cooperativas e o setor foi beneficiado pela aprovação da lei complementar 130, quando o cooperativismo de crédito definitivamente passou a fazer parte do contexto regulador do País", declarou Dasenbrock.
Crescimento - O balanço da Central Sicredi no Paraná registrou crescimento de mais de 79 mil associados neste período, totalizando atualmente 316 mil na área de atuação. Além disso, os recursos totais administrados também tiveram uma evolução de 94% nos últimos quatro anos, hoje em R$ 2,6 bilhões.
Sobras - Um dos desempenhos mais expressivos foi o registrado nas sobras incorporadas ao capital dos associados, quando foi apresentado um crescimento de 211%, entre 2006 e 2009. Destaque também para o crescimento no volume das operações de crédito rural, totalizando 137% neste período. "Com estes resultados percebemos a efetividade das nossas ações no Paraná, seja na oferta de crédito rural ou através dos produtos e serviços financeiros com taxas competitivas, como o Sicredi Cartão, poupança e linhas de investimentos, que com certeza devem continuar a crescer em 2010", completou Dasenbrock.
Futuro - Para o vice-presidente da Central Sicredi PR e da Sicredi União PR, Wellington Ferreira, a reestruturação do modelo de gestão das cooperativas irão gerar ainda mais frutos para o futuro, otimizando os benefícios do cooperativismo de crédito para o desenvolvimento da região onde atua", reforça.
Koslovski - Para o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, 2009 foi um ano complicado, mas a perseverança e o trabalho sério do Sicredi, garantiu o crescimento da operação no Paraná. "Não existe melhor pulverização de recursos do que através das cooperativas de crédito, setor que concentra a economia nas mãos dos próprios associados", ressaltou Koslovski.
Participantes - Participaram do evento: o vice-presidente da Central Sicredi PR, Wellington Ferreira; o Presidente da Central Sicredi SP, João Alberto Salvi; o vice-presidente e diretor executivo do Banco Sicredi, Fernando Marchet; a coordenadora do conselho Fiscal, Maura Carrara; e o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Pianna.
Conselho de Administração - Na data foi eleito, com aprovação unânime, os novos membros do Conselho de Administração da Central Sicredi PR, para a gestão 2010- 2013. Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente do conselho; Jaime Basso, vice-presidente do conselho. Conselheiros efetivos: José Cesar Wunsh; Orlando Muffatto; Maura Carrara; José Buso Jr; Claudinei Angeli e Adolfo Rudolfo Freitag.
Conselho Fiscal - Na data também foi eleito o novo Conselho Fiscal da Central Sicredi PR. Conselheiros Efetivos: Clemente Renosto, Antônio Oliva Leite Filho e Jorge Bezerra Guedes. Conselheiros Suplentes: Lauro Osmar Schneider, Cirio Kunzler e Plácido Caldas Filho. (Imprensa Central Sicredi PR)