SESCOOP/SICREDI: Entidades promovem integração entre programas sociais
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Na última semana, aconteceu o Encontro Estadual dos Programas Cooperjovem e A União Faz a Vida, no auditório do Cietep, em Curitiba. Mais de 350 pessoas participaram do evento, que selou uma parceria entre os dois programas de educação cooperativa desenvolvidos no Estado. A ideia é proporcionar uma sinergia entre os profissionais que atuam nos dois programas. O Cooperjovem, executado pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, e A União Faz a Vida, do Sistema de Cooperativa de Crédito Sicredi. Ambos são voltados ao desenvolvimento e promoção do cooperativismo, da educação e da cidadania.
Intercooperação - Segundo o presidente da Sicredi Participações e da Central Sicredi PR, Manfred Alfonso Dasenbrock, a parceria entre os dois programas já estava sendo articulada desde maio, com a assinatura de um protocolo de intenções. "Este movimento tem dois significados muito importantes, é o exercício da intercooperação - exemplo maior dos princípios cooperativistas - e é voltado para à educação, reforçando valores de solidariedade e cidadania", disse.
Carbono - O presidente reforçou ainda que o Sicredi, com a consultoria do Senai-PR, vai neutralizar todo o carbono emitido no evento e na produção da primeira edição da Revista "Vida Cooperativa" - um balanço anual do programa realizado pelo Sicredi no Paraná - calculando a quantidade de gases causadores no efeito estufa e plantando árvores que vão absorver o gás carbônico. "Estamos chamando de projeto ecoeficiente, principalmente quando levamos em conta que 50% dos projetos do programa de educação cooperativa do Sicredi atuam voltados ao meio ambiente", declarou.
Sensibilidade - Para o presidente do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, João Paulo Koslovski houve uma grande sensibilidade por parte do Sicredi em caminhar junto nessa promoção da educação, programas que são importantes para a perenidade do cooperativismo. "O Cooperjovem e A União Faz a Vida são dois programas que valorizam a cooperação e a solidariedade, já que onde existe uma cooperativa são registrados melhores condições de vida e desenvolvimento", afirmou Koslovski. Ainda, segundo o presidente da Ocepar, os Programas contam com a importante contribuição dos professores, que são o elo de ligação entre cooperativismo e as escolas, contribuindo para propagar entre os estudantes valores intrínsecos ao cooperativismo.
Fundação Sicredi - O presidente da Fundação Sicredi, Ademar Schardong, veio até Curitiba para prestigiar a união de esforços em torno dos programas de educação e também para anunciar que a Fundação Sicredi agora é uma Oscip - Organização Social Civil de Interesse Público. "As Oscip's vieram para preencher uma lacuna com o objetivo de atuar onde o Estado não conseguia chegar, pois permitem que projetos sejam desenvolvidos por meio de um termo de parceria com o Estado".
Palestrantes - O evento contou com a participação de diferentes palestrantes, como Eliseu Felipe Hoffmann, que falou na noite de abertura (quinta 04) sobre motivação e integração. Na sexta-feira (05) foi a vez do educador Eduardo Shinyashiki apresentar o tema "A arte do conviver do aprender", reforçando que os educadores devem possuir as mesmas características competitivas dos demais profissionais do mercado, como liderança, inovação, criatividade, entre outras.
Líder educador - A palestra que finalizou o evento foi do consultor de negócios Luiz Carlos de Queirós Cabrera, que abordou a questão do "Líder educador". Cabrera elogiou a iniciativa dizendo que, programas como estes ajudam na conscientização e habilitação da atividade em sala de aula, pois auxilia no desenvolvimento do aluno como cidadão. "Deixar uma criança educada é um dos melhores legados que podemos entregar à sociedade". O consultor, e também professor, apresentou o cenário da educação no país e finalizou deixando uma mensagem aos educadores. "Como professor afirmo que a nossa classe necessita de um enorme reforço na autoestima". A programação do evento contemplou ainda dinâmicas de grupo e a apresentação de trabalhos desenvolvidos com apoio dos dois programas.
Cooperjovem - O Programa Cooperjovem é uma proposta educacional construída a partir dos princípios, valores e prática da cooperação. O Sescoop/PR o adotou no sentido de contribuir com a escola na preparação das crianças para a formação cooperativista. Por meio dele, são exaltados valores essenciais como cooperação, voluntariado, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade, honestidade e ajuda mútua.O Cooperjovem é destinado a estudantes do ensino fundamental e é executado em parceria com cooperativas e escolas. No Paraná, o programa abrange atualmente 9.700 alunos, 552 professores, de 131 escolas, em 42 municípios e participação de 12 cooperativas.
A União Faz a Vida - O Programa A União Faz a Vida foi criado pelo Sicredi com o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescente, em âmbito nacional. Hoje, é desenvolvido nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. No Paraná são 20 municípios participantes, abrangendo 143 escolas, 21mil alunos e 1,8 mil educadores.
Prêmios - Em 2010, dois projetos do programa de educação cooperativa do Sicredi, A União Faz a Vida, foram vencedores do II Prêmio Faciap de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável. O projeto "Leitura pela Cidade", desenvolvido pela Cooperativa Sicredi São Cristóvão, no município de Mariópolis, venceu a categoria Média Empresa e o "PCA - Projeto de Cooperação Ambiental" conduzido pela Cooperativa Sicredi Agro Paraná, na cidade de Jaboti, venceu a categoria Meio Ambiente. Além destes, o projeto Espaço das Orquídeas, da Sicredi Fronteira, venceu o Prêmio Mundo Melhor edição 2010, realizado em Capanema.
Sobre o Sicredi - O Sicredi é a sigla representativa de um conjunto de 127 Cooperativas de Crédito, integradas horizontal e verticalmente. A integração horizontal representa a rede de unidades de atendimento (mais de 1.000 unidades de atendimento), distribuídas em 877 municípios. No processo de integração vertical, as cooperativas estão organizadas em cinco Cooperativas Centrais, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla as empresas específicas que atuam na distribuição de seguros, administração de crédito e de consórcios. Mais informações no site www.sicredi.com.br. (Imprensa Sicredi)