TRIGO: Política agrícola urgente para a safra de inverno, defende Fecoagro-RS
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Prorrogação das dívidas de custeio de 2008, urgência na divulgação da política agrícola para a próxima safra e implantação do Programa de Capitalização das Cooperativas Agropecuárias - PROCAP-AGRO. Foram as principais demandas apresentadas pelo presidente da Fecoagro-RS (Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul), Rui Polidoro, durante reunião com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que ocorreu na Ocepar na última sexta-feira (16/01). "O encontro promovido pela Ocepar foi extremamente importante, possibilitou que tivéssemos uma conversa franca e objetiva com o ministro, que explicou-nos os principais gargalos a serem superados para que nossos pleitos sejam atendidos", afirma Polidoro.
Antecipar política - De acordo com o dirigente, o ministro Stephanes foi informado da necessidade de antecipar a política agrícola para a próxima safra de inverno, para que os produtores tenham rápido acesso aos recursos. "Também solicitamos a interferência no ministro no sentido de prorrogar as dívidas de custeio da safra de inverno do ano passado no Rio Grande do Sul, o que já vem sendo feito pelo Banco do Brasil, mas ainda não está acontecendo nas demais instituições bancárias", relata.
Penalizados - Segundo Polidoro, em 2008, os produtores foram penalizados por uma sucessão de fatores, incluindo preços baixos do trigo, custos elevados de produção e dificuldades de comercialização (falta de liquidez). "Esperamos uma ação rápida do governo e vamos manter o diálogo e a mobilização para que os agricultores tenham melhores condições de plantio e garantia de rentabilidade", finaliza.