UNIMED PONTA GROSSA I: Visita do Adeus no HGU conforta e humaniza despedidas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

unimed ponta grossa I 09 08 2021.JPGO Hospital Geral Unimed, da Unimed Ponta Grossa, implantou, dentro das diretrizes de hospitalidade e humanização, a Visita do Adeus, que visa proporcionar a despedida entre paciente e familiares.

Familiares - Diariamente, os pacientes internados são avaliados em relação à elegibilidade para acompanhamento por uma equipe multidisciplinar e, aos familiares daqueles que não estejam no grupo de risco, é proporcionada a visita, juntamente com suporte psicológico.

Angústia - Segundo Juliane Scheifer, psicóloga hospitalar, “a Visita do Adeus ocorre para minimizar a angústia dos familiares mais próximos e facilitar o processo de luto, com intuito de oferecer uma assistência digna e suporte adequado neste momento tão difícil”.

Pandemia - Durante a pandemia, os protocolos de vista do hospital foram revisados e atualizados com restrições rígidas, para garantir a segurança tanto dos pacientes quanto dos familiares visitantes.

Análises individuais - Com o decorrer da pandemia, e a partir da análise contínua da situação dentro da instituição, a flexibilização e as exceções passaram a ser analisadas individualmente pela equipe multidisciplinar, considerando riscos, benefícios e garantindo o fornecimento de EPIs.

Encontro com segurança - Os pais de N.C. estiveram internados ao mesmo tempo na unidade de terapia intensiva do hospital e foi um dos casos em que a equipe conseguiu proporcionar um encontro com segurança.

Iniciativa - “Sei que foi feito o possível pela recuperação deles e, principalmente, pelo bem emocional dos meus pais e da minha família. Fiquei muito feliz por poder vê-los. O que mais me marcou e nunca vou esquecer foi a iniciativa de vocês terem juntado meus pais no dia da morte da minha mãe; Me emociona e me conforta muito ver a foto dos dois juntos e de mãos dadas”.

Registro - Caso seja o desejo da família, a equipe do hospital faz o registro das visitas. “Minha visita foi importante e, como foi gravada, posso rever a despedida muitas vezes. Nesta fase de luto, a fé e a religião ajudam muito. Eu pratico rituais de fé conforme ela praticava e isso me conforta a falta dela”, conta R.A., que se despediu da mãe.

Compartilhamento - G.D. perdeu a irmã e ela e a família puderam compartilhar um último momento. “Agradeço muito pela compreensão e atenção que tivemos. Era um momento em que queríamos estar perto, passando mais segurança, amor e carinho a ela. (Imprensa Unimed Ponta Grossa)

 

Conteúdos Relacionados