BIOCOMBUSTÍVEIS: C.Vale discute perspectivas de mercado para soja e milho em Dia de Campo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os reflexos da produção de biocombustíveis sobre o mercado de soja e milho serão um dos temas centrais do Dia de Campo sobre Culturas de Verão que a C.Vale com o apoio do Sescoop-PR promove em janeiro de 2006. O impacto que a geração de combustíveis vegetais terá sobre os estoques e preços das duas matérias-primas será explicado aos produtores que participarem do evento nos dias 16, 17 e 18 de janeiro. “Será uma grande oportunidade para que os associados saibam o que mudará no agronegócio a médio e a longo prazos por causa desse fator”, comenta o coordenador do Campo Experimental C.Vale, Enoir Pellizzaro. Ele acrescenta que o tema será abordado por Miguel Biegai, da agência Safras & Mercado, de Porto Alegre.

Programa - Outro tema importante será a formação de massa seca para cobertura de solo. Uma nova alternativa será apresentada: a utilização de braquiária intercalada com o milho. “É uma alternativa que ajuda a reduzir a erosão, a controlar a plantas daninhas e a melhorar a qualidade do solo”, diz o engenheiro agrônomo da C.Vale. Os associados que forem ao Campo Experimental poderão conhecer novas variedades de soja transgênica entre as 51 cultivares da planta que serão apresentadas. O desempenho de 68 híbridos de milho e de 4 cultivares de mandioca também será mostrado aos produtores. O Dia de Campo tratará, ainda, sobre doenças da soja, entre as quais a ferrugem asiática, manejo de plantas transgênicas e de ervas, além de controle de pragas. Esses assuntos serão abordados por técnicos e especialistas convidados por empresas do setor e por profissionais da C.Vale.

Palestras - O Dia de Campo sobre Culturas de Verão que a C.Vale realiza em janeiro terá três rodadas diárias de palestras. Equipes técnicas da cooperativa e especialistas convidados pelas empresas de insumos falarão aos produtores às 9h30 e às 10h30 nos stands que serão montados no Campo Experimental. Às 13h15 acontecerá palestra “Biocombustível e sua influência no mercado futuro”. Na seqüência, às 14h, as empresas conveniadas terão programação especial para os visitantes. Os produtores também poderão observar máquinas e equipamentos em exposições estática e dinâmica. O coordenador do Dia de Campo, Enoir Pellizzaro, informa que os fabricantes das principais máquinas já confirmaram presença. Os associados da C.Vale terão a oportunidade de conhecer os efeitos da utilização da cama de aviário e a importância da rotação de culturas no sistema agrícola. Palestras sobre pecuária de leite e de corte também estão previstas. A C.Vale também apresentará um tema novo durante o dia de campo. O uso de plantas medicinais em favor da saúde e da beleza também será tratado durante palestras que acontecerão nos três dias, a partir das 14 horas. (Assessoria de Imprensa C. Vale)

Conteúdos Relacionados