BRASÍLIA: OCB reúne lideranças e lança Agenda Legislativa 2007

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 200 lideranças cooperativistas de todo País – incluindo os presidentes das 27 unidades estaduais do Sistema Cooperativista, - e mais de 90 parlamentares (senadores, deputados federais e estaduais) participaram nesta quarta-feira (28/02), no Hotel Kubitschek Plaza, em Brasília, do café da manhã de lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo – 2007. A publicação é uma iniciativa da OCB, a Organização das Cooperativas Brasileiras. A produção da Agenda, inédita no cooperativismo brasileiro, tem como objetivo facilitar a atuação dos deputados e senadores no processo legislativo. A publicação contém proposições que atendam às necessidades das cooperativas brasileiras, no âmbito no Congresso Nacional. Apresenta cerca de 50 proposições, entre projetos de lei e propostas de emendas constitucionais, que estão em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Ocepar - Na oportunidade também foi apresentado o trabalho da OCB e das unidades estaduais no desenvolvimento do cooperativismo. O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, participou do evento, juntamente com o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas e Roberto Baggio, vice-presidente da OCB, diretor da Ocepar e presidente da cooperativa Bom Jesus, da Lapa. O único secretário de estado a comparecer na reunião foi Valter Bianchini, secretário de Agricultura do Estado do Paraná.

Frencoop – Entre os parlamentares do Paraná que estiveram presentes no café da manhã estão Max Rosenmann, Ricardo Barros, Rodrigo Rocha Loures, Alex Canziani, Hidekazu Takayama, Luiz Carlos Setim, Eduardo Sciarra e Alceni Guerra. Na ocasião, o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Odacir Zonta (de Santa Catarina), fez um apelo aos novos deputados para que se integrem à Frencoop.

Fortalecimento das cooperativas -“A Agenda aqui anunciada hoje irá possibilitar aos deputados e senadores promoverem um ambiente mais favorável ao fortalecimento das cooperativas em todo o País. Nela, os parlamentares comprometidos com as necessidades e as proposições de interesse das cooperativas brasileiras encontrarão os subsídios básicos à sua atuação”, explicou Márcio Lopes de Freitas. A Agenda Legislativa do Cooperativismo - 2007 apresenta ainda os desafios do cooperativismo brasileiro em 2007, agrupados por temas, e dos dados atuais sobre as cooperativas – presentes em seus 13 ramos de atividade – seus indicadores e impactos sócioeconômicos na sociedade brasileira. Os parlamentares também encontrarão anexos sobre a história da OCB e da Frencoop, além da legislação pertinente ao cooperativismo. Koslovski está em Brasília desde a terça-feira (27/02), quando presidentes das 27 unidades estaduais do Sistema OCB se reuniram em Brasília para cumprir uma extensa agenda de atividades – incluindo reuniões de conselhos da OCB e do Sescoop.

Conteúdos Relacionados