COODETEC: Na concorrência salutar, ganha o agricultor, afirma Irineo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Ela detém 36,6 % de todo o trigo plantado no Brasil e 26,6 % e até 1994 chamava-se Departamento de Pesquisa da Ocepar. Por decisão da assembléia da Ocepar, transformou-se em Coodetec (Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola), integrada inicialmente por um grupo de cooperativas paranaenses. Depois, tornou-se interestadual, com atuação em todo o Brasil, mas sua atuação ultrapassa as fronteiras nacionais. Durante a AGO da realizada na última quinta-feira, em Cascavel, o presidente da cooperativa fez uma oportuna análise da atuação da cooperativa, que fechou o ano de crise com  uma receita de R$ 1,1 milhão: “A Coodetec é uma experiência muito importante, enaltecida até no exterior, porque são os agricultores que mantém essa pesquisa cooperativa. E não se conhece outra experiência igual no mundo”, afirmou ao programa de rádio da Cooperativa Agroindustrial Lar.

Dependência – Rodrigues chama atenção para o fato da Coodetec ter ganho mais de 1/3 do mercado de sementes genéticas de trigo e quase 1/3 de soja: “Se ela representa tanto da semente plantada, quer dizer o que? Que faltou empenho das instituições públicas? Que faltaram recursos?  Isso mostra que podemos depender só das instituições públicas ou das multinacionais na pesquisa. A Coodetec é um órgão dos agricultores. Se ela é forte, faz a pesquisa pública e pública e privada serem eficientes para concorrer com a Coodetec. Ela gera uma disputa de mercado, muito importante ao agricultor, que será cada vez melhor servido”. E na busca de mais espaço no mercado, a cooperativa vai lançar, neste ano, novas cultivares de soja, trigo, milho e algodão.

Novo conselho fiscal - Além de aprovar a prestação de contas do exercício 2007 e as metas para 2007, a Assembléia Geral Ordinária elegeu os novos membros do Conselho Fiscal, assim constituído: Cládis Jorge Furlanetto, da  Cooperalfa (Chapecó - SC), Guntolf Van Kaick, da Cooperponta (Ponta Grossa -PR) e Rudinei Carlos Grigoletto, da Coopavel (Cascavel -PR). Suplentes: José André Pazetto, da Carol (Orlândia - SP), Luiz Ottonelli, da Cotrijui (Ijuí -RS) e  Luiz Roberto Dal Bem Pires, da Coagel (Goioerê -PR).

Conteúdos Relacionados