ESPÍRITO SANTO: Grupo da OCB-ES visita Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Um grupo de seis funcionários do Sistema OCB/Sescoop do Espírito Santo chegou na manhã desta segunda-feira (05/03) à sede da Ocepar, em Curitiba, para conhecer em detalhes o funcionamento do Sistema Ocepar/Sescoop e aprofundar as conversas que visam a assinatura de um termo de cooperação entre os sistemas cooperativistas do Espírito Santo e do Paraná. O superintendente da OCB/Sescoop-ES, Carlos André Santos de Oliveira, explicou que esta é a segunda visita oficial feita à Ocepar. O encontro foi acertado durante uma conversa recente entre Oliveira e o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, em Brasília. “Queremos aperfeiçoar nosso trabalho de atendimento e defesa das cooperativas, com base no que a Ocepar faz. O cooperativismo do Paraná é modelo e pretendemos adotar algumas ferramentas usadas aqui que podem nos auxiliar”, disse. Os visitantes da OCB/Sescoop-ES – das áreas Técnica, Finanças, Informática e de Capacitação - ficarão dois dias em Curitiba, conhecendo os diversos departamentos da Ocepar. Segundo Oliveira, em cerca de 60 dias deve ser firmado um termo de cooperação entre os sistemas do Espírito Santo e do Paraná, para que o ES possa usar as ferramentas fornecidas pela Ocepar.
Reuniões - Na manhã desta segunda-feira, o grupo visitou as instalações e acompanhou o funcionamento da Ocepar. Foram realizadas diversas reuniões com o grupo, que conversou com o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoopp-PR, Leonardo Boesche, além do gerente de Auto Gestão, Gerson Lauermann, e com Sigrid Ritzmann, da mesma área. Vários funcionários do corpo técnico da Ocepar também participaram das reuniões.
O cooperativismo no Espírito Santo - As primeiras cooperativas no Espírito Santo nasceram no meio rural, entre 1930 e 1940. Entre 1950 e 1958 foram criadas duas cooperativas de consumo e algumas cooperativas agrárias e, posteriormente, foram sendo criadas cooperativas nos ramos escolar, agropecuário, crédito urbano, crédito rural, habitacional e trabalho.