FRENCOOP: Zonta define prioridades para atuação parlamentar em 2007
- Artigos em destaque na home: Nenhum
As graves e complexas questões econômicas, sociais e ambientais serão as prioridades da atuação parlamentar do deputado federal reeleito, Odacir Zonta (PP), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso Nacional. O deputado quer uma revisão na legislação ambiental e a modernização da legislação especial do cooperativismo brasileiro, matéria que chegou a ser aprovada na Câmara, mas está retida no Senado por manobra do governo. É defensor do imposto único como alternativa ao atual sistema tributário nacional.
Imposto único - “A proposta pela instituição do imposto único federal (IUF) no Brasil está embasada em criteriosos estudos de especialistas em matéria tributária. A proposta é viável, possível e necessária porque, entre outros efeitos, promoverá justiça fiscal, reduzirá a sonegação e aumentará a arrecadação sem penalizar os empresários e as classes trabalhadoras. O imposto único será aplicado sobre as transações financeiras e, nesse caso, aproveitaremos a bem-sucedida experiência da CPMF nos aspectos de monitoramento e controle”. O parlamentar quer recuperar mercados para a produção agrícola de Santa Catarina e tem propostas para reduzir a vulnerabilidade da agricultura com a implementação do seguro agrícola, preços corrigidos e agregação de valor aos produtos agrícolas. Também tem preocupação com a viabilidade das florestas plantadas. Zonta defende que o Ministério da Agricultura se responsabilize pelo reflorestamento, dando incentivo e fomento, e que o Ministério do Meio Ambiente cuide da preservação e fiscalização das florestas nativas.
Universidade para o Oeste - Para a juventude, o deputado reivindica uma universidade federal no Oeste, contemplada em emenda no Orçamento da União e incluída no Plano Plurianual. Natural de Encantado (RS), onde no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 18 de julho de 1945, Odacir Zonta é casado e tem dois filhos. Trabalhou como técnico contábil e agricultor cooperativista, tendo se graduado em Filosofia Pura. Elegeu-se vice-prefeito e prefeito de Ipumirim, prefeito de Concórdia, deputado estadual e deputado federal, reeleito neste ano com 88.813 votos. (Fonte: MB Comunicação).